Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Água doce, lixo e mudanças climáticas – Questões socioambientais que o Brasil precisa enfrentar

Por Serguem Silva

À medida que o tempo passa, as questões ambientais vão se tornando cada vez mais críticas. Compreendê-las e agir para minimizar suas consequências são tarefas necessárias e urgentes.

Ultimato perguntou a Serguem Silva: A partir de uma visão cristã e de seu envolvimento com a questão ambiental, quais são as três principais questões que o Brasil precisa enfrentar nessa área, considerando também seu impacto social? Veja as respostas dele abaixo.

Dos três temas indicados, os dois primeiros foram sugeridos numa consulta realizada recentemente por Tearfund, com cristãos evangélicos ligados a universidades, teólogos e organizações cristãs.

Água doce

A oferta de água tem decrescido em razão da crise hídrica, escassez, estiagem, alto índice de contaminação e destruição dos mananciais, lixo nos aterros, e biogás. A água supre uma das necessidades fisiológicas básicas de todo ser humano, somos 80% água.

O direito à água é um direito humano universal, no entanto, 3 em cada 10 pessoas não têm acesso à água potável em suas casas, ou seja, 2.1 bilhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. Com o aquecimento global, as frequentes estiagens e a oferta limitada do recurso natural, a água corre o risco de ser transformada em commodity, mercadoria. Em alguns países ela já é negociada como tal.

Resíduo (lixo) doméstico, hospitalar, industrial

O professor Maurício Waldman, da Unicamp, alerta para o fato de que o Brasil concentra 3,06% da população do planeta, responde por 3,5% do PIB mundial e descarta 5,5% do total dos resíduos planetários. Um grande desafio para a humanidade nos dias atuais é dar uma destinação correta aos 30 bilhões de toneladas de resíduos gerados em todo o mundo. Segundo especialistas não há espaço no planeta para tanto lixo, de modo que é imprescindível revisarmos nossos hábitos e nosso estilo de vida.

Mudanças climáticas

São alterações do clima em todo o planeta. Em outras épocas o aquecimento tinha causas naturais, mas hoje se sabe que é produzido pelas atividades humanas e suas consequências são irreversíveis. As duas principais causas:

Efeito Estufa – O dióxido de carbono é proveniente da queima dos combustíveis usados em diversas atividades cotidianas, por exemplo, nas indústrias, nos transportes, no aquecimento das casas. Além dele há outros gases que provocam o chamado efeito estufa. Grande parte desses gases se acumulam na superfície terrestre amplificando um fenômeno que ocorre naturalmente. Em outras palavras, o efeito estufa retém grande parte do calor proveniente da radiação solar mantendo a superfície terrestre aquecida, mas com o agravamento da situação essa situação se torna extrema.

Aquecimento Global – Com a crescente emissão de gases poluentes para a atmosfera, o efeito estufa se intensificou provocando o aumento da temperatura média da atmosfera terrestre, o que se chama aquecimento global. Durante muito tempo se questionou se o aquecimento do planeta era provocado pela ação humana ou um fenômeno natural. No entanto, estudos científicos confirmaram que as atividades humanas contribuem significativamente para o aquecimento global. A situação é considerada irreversível e seus efeitos devem ser sentidos nos próximos séculos ou até milênios. Isso aponta para a necessidade de uma mudança de atitude imediata para a redução das emissões dos gases de efeito estufa.

• Serguem Silva, representante nacional da Tearfund (organização cristã que trabalha com desenvolvimento integral em diversos países).

Leia mais
» As questões socioambientais do Brasil em infográfico
» Dez canções populares sobre o meio ambiente
» Assim na Terra como no Céu – Experiências socioambientais na igreja local
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1096 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.