Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Sofrer pode fazer bem

O sofrimento -- até o dicionário o sabe -- dói. E não me atrevo a falar sobre a dor alheia. Quanto à minha, prefiro acolher as palavras de C. S. Lewis, que, entre uma frase e outra de lamento, disse sábia e ironicamente: “Não posso escrever sobre o sofrimento enquanto a minha dor de dente não passar...”

Sofrer pode fazer bem. Acredito, por princípio. Mas, sempre e rapidamente, quero me livrar de qualquer das causas do sofrimento. Também não tenho coragem suficiente para dizer isso aos familiares dos quase 30 mortos e 100 feridos em mais um acidente estúpido, desta vez duplo, ocorrido esta semana na BR-282 em Santa Catarina.

Para o filósofo cristão Nicholas Wolterstorff, o sofrimento é o grito de “não” do nosso ser inteiro. “É o grito de não dos nervos, entranhas, glândulas e coração à dor, à morte, à injustiça, à depressão, à fome, à humilhação, ao abandono”. Para ele, quando o grito de “não” é intenso, “emerge um brilho raramente encontrado em outro lugar: um brilho de coragem, amor, discernimento, abnegação e fé”. Claro, as perguntas não desaparecem: “Como valorizar esse brilho ao mesmo tempo em que lutamos contra o que o causou? Como agradecer a Deus pelas vantagens do sofrimento, enquanto pedimos que ele o remova? [...] Como receber meu sofrimento como uma bênção, enquanto reprimo o pensamento obsceno de que Deus sacudiu a montanha para me fazer melhor? Mas o que aprendi é algo mais estranho ainda: o sofrimento pode fazer bem, pode ser uma bênção, algo por que ser grato. Isso eu aprendi.”

Em Lamento -- a fé em meio ao sofrimento e à morte, também somos lembrados de uma boa notícia: “Era o nosso sofrimento que Ele estava carregando, era a nossa dor que ele estava suportando” (Is 53.4).


Leia o que Ultimato publicou sobre o assunto
O mal de Asafe, ed. 282
Depressão e sofrimento, ed. 269
Clima de decepção, ed. 301

Leia o livro
Lamento — a fé em meio ao sofrimento e à morte, Nicholas Wolterstorff
Crises e Perdas na Família, Jorge Maldonado
Súplicas de Um Necessitado, Elben M. Lenz César
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 184 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.