Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Sem vergonha

A RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) vai mobilizar hoje, dia 18, gente de 12 cidades de todas as regiões do país para chamar a atenção da população contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes. Hoje, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, serão realizadas diversas atividades de combate à exploração sexual de crianças em: Recife (PE), Fortaleza (CE), Natal (RN), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Curitiba, Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). Entre as ações, estão passeatas, panfletagens, teatro, fóruns de discussão e a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos de Crianças.

As mobilizações fazem parte de uma campanha maior da RENAS chamada “Bola na Rede” que tem como objetivo formar um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo por ocasião da Copa do Mundo de Futebol que vai acontecer no Brasil.

Realidade
A realidade da exploração sexual de crianças ainda causa dor e vergonha. Apenas nos primeiros quatro meses de 2012, o módulo Criança e Adolescente do Disque 100 registrou um aumento de 71% das denúncias de violação de direitos humanos contra menores em relação ao mesmo período do ano passado. Oito em cada dez vítimas são meninas. De janeiro a março deste ano, foram registradas 4.205 denúncias de violência sexual. No ano passado, foram mais de 12 mil registros. De acordo com a Secretaria de Direitos Humanos, a média diária de denúncias aumentou de 84, em 2010, para 103 nos três primeiros meses de 2011.

O Governo Federal irá divulgar hoje o Mapeamento de Pontos Vulneráveis à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nas Rodovias Federais Brasileiras, feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

“Um dos maiores desafios é o impacto das grandes obras na questão da exploração sexual de crianças e adolescentes. Temos um conjunto de obras, que inclui siderúrgicas, hidrelétricas, as obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], além da questão dos megaeventos, que causam impacto direto na vulnerabilidade de crianças e adolescentes”, disse a socióloga e consultora da Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), Graça Gadelha.

Um relatório sobre violações de direitos humanos nas obras das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jirau (RO), publicado pela Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca Brasil) no ano passado, mostrou que o número de homicídios dolosos cresceu 44% em Porto Velho entre 2008 e 2010.
Além disso, a quantidade de crianças e adolescentes que foram vítimas de abuso ou exploração sexual aumentou 18%. O relatório também mostra que o número de estupros cresceu 208% em Porto Velho entre 2007 e 2010. Segundo o documento, a explosão populacional foi um dos principais fatores que provocaram o aumento dos índices de violência.

Dia 18 de maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.

Atividades

Leia abaixo as atividades da RENAS planejadas para hoje contra a exploração sexual de crianças e adolescentes:

Cidade: Recife (PE)
Ações: Caminhada lúdica e concentração em conjunto com a Rede Estadual de Combate a Exploração. Adesivagem de carros, palestras em escolas públicas mobilizando para a passeata, vacinação, ações de rua: teatro, oficinas.

Cidade: Fortaleza (CE)
Ações: Campanha de vacinação pelos bons tratos de crianças no Centro Social, a partir das 7h30. No dia 22, a campanha de vacinação será na Assembleia Legislativa, em ocasião de uma audiência pública sobre o assunto.

Cidade: Curitiba (PR)
Ações: Ato Público de Sensibilização da Sociedade Civil em parceria com a FAS - Fundação de Ação Social de Curitiba, CRAS e CREAS. Acontecerá na Praça Osório a partir das 15h; realização de um Flash-mob, teatro interativo , Campanha de Vacinação por Bons Tratos a Crianças e Adolescentes, com a participação de adolescentes de igrejas e organizações.

Cidade: Natal (RN)
Ações: Pela manhã, caminhada/apitaço pelas ruas do bairro Felipe Camarão. O encerramento será na praça principal do bairro com ato público e campanha de vacinação pelos bons tratos. À tarde, outra caminhada no bairro Bom Pastor, com a participação de Conselhos Tutelares da cidade.

Cidade: Porto Alegre (RS)
Ações: Marcha com o Comitê Municipal de Enfrentamento, incluindo a Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos das Crianças.

Cidade: São Paulo (SP)
Ações: Amanhã, dia 19, será realizado um fórum organizado pela Rede Social do Centro com o tema “Cidadania e Transformação Social”, além de outras ações como: teatro e manifestações artísticas com crianças e adolescentes.

Cidade: Rio de Janeiro (RJ)
Ações: Em maio, capacitação de crianças e adolescentes em escolas públicas e comunidades carentes, com oficinas lúdicas; futevôlei na praia com panfletagem. Amanhã, dia 19, vamos realizar uma oficina sobre o tema de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes com 700 pais da escola pública de Barra de Guaratiba, RJ; realização de uma peça teatral com a campanha de vacinação pelos bons tratos.

Cidade: Manaus (AM)
Ações: Realização de uma marcha, em parceria com a Secretaria De Estado de Ação Social.

Cidade: Salvador (BA)
Ações: Realização da Campanha de Vacinação pelos Bons Tratos da Criança no seminário sobre o tema realizado no Ministério Público do Estado. À tarde (das 14h às 16h) vamos realizar uma marcha, com trio-elétrico, e a campanha de vacinação. A concentração para a manifestação será na Praça do Campo Grande em direção à Praça Castro Alves.

Cidade: Cuiabá (MT)
Ações: Banda, apresentação de dança, depoimentos, flash-mob.

Cidade: Belo Horizonte MG)
Ações: Café da manhã com envolvidos na área da ação social, participação em seminário promovido pela prefeitura. À tarde: lazer e panfletagem contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e campanha de vacinação pelos bons tratos. 

Cidade: João Pessoa (PB)
Ações: Lançamento da Campanha em evento do Conselho Tutelar, participação na TV local, encontro com adolescentes e campanha de Vacinação pelos Bons Tratos.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais
Pedofilia e perdão
Jesus e as crianças
Uma criança os guiará

Lissânder Dias é jornalista e colaborador da revista Ultimato. É editor do blog Fatos e Correlatos (fatosecorrelatos.com.br), onde publica poesias e crônicas. Trabalha como assessor editorial da UniCesumar, em Maringá (PR).
  • Textos publicados: 39 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.