Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Qual é o melhor recurso para o discipulado?

Por Pedro Dulci
 
No primeiro artigo, a pergunta “o que você faz com o que aprende?” apontava para a coragem de levar às últimas consequências cada novo aprendizado.
 
Agora, podemos avançar: Quem decide pela sua dieta bíblica? Quem ou o que dirige e corrige sua trajetória na caminhada com Cristo?
 
Muitas pessoas se valem de todo tipo de recursos e publicações (devocionais, bíblias de estudo, livros de teologia, lecionários e calendários de leitura bíblica) nessa caminhada. Procuram quadros de referência e uma sequência didática para organizar seu tempo, suas leituras, suas experiências na vida.
 
O maior medo é ficar “à mercê" de um vai e vem de estudos sem pé nem cabeça, perdendo tempo em sua vida cristã.
 
O raciocínio é simples e parece óbvio: se não for um bom material devocional ou um calendário de leitura bíblica, quem vai decidir o que devo estudar? Não será autoritário?
 
Quero apresentar e sugerir o mais antigo, eficiente e biblicamente orientado recurso para o seu discipulado: um pastor fiel que te conheça e uma igreja local para que você faça parte!
 
Comecei a ficar espantado — mas percebi ser um sintoma de algo mais agudo — que os pastores e suas igrejas locais são deixados em último plano quando o assunto é decidir pelo que precisamos para amadurecer em Cristo Jesus.
 
Estamos plenamente convictos que, com um material adequado, somos totalmente capazes de crescer e amadurecer na fé — tornando os pastores e a igreja local secundários, quando não, supérfluos.
 
A revelação bíblica nos mostra que são os pastores da igreja que foram chamados para alimentar o rebanho. Eles são chamados a conhecer e saber do que elas precisam, de qual material, qual leitura, que disciplina espiritual praticar...
 
Infelizmente, por uma série de motivos que podemos escrever depois, existe uma crise imensa na identidade dos pastores que não sabem mais a que foram chamados.
 
Mas, nós que não estamos em crise, precisamos lembrar que o maior "recurso para o discipulado" é um corpo de pastores que ama e serve uma comunidade local e que realmente se preocupam com o que as ovelhas precisam.
 
Portanto, não se engane com ministérios que estão "lutando pela igreja", produzindo "recursos para a igreja", mas que não estão empenhados em cultivar o povo de Deus! E por falar nisso, que tal demitir os pastores que não são teólogos? Esse é o assunto do terceiro artigo.

Autor de Fé Cristã e Ação Política, Pedro Lucas Dulci, é filósofo e pastor presbiteriano. Casado com Carolinne e pai de Benjamin, desenvolve pesquisa em ética e filosofia política contemporânea e estudos sobre o diálogo entre ciência e religião, com estágio na Vrije Universiteit Amsterdam. É teólogo e coordenador pedagógico no Invisible College.
  • Textos publicados: 21 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.