Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

O que você faz com aquilo que aprende?

Por Pedro Dulci
 
Independentemente das críticas vindas da família, dos amigos e até mesmo da igreja, cabe a cada um de nós lidar com o conhecimento que o Senhor nos confiou. A ninguém mais.
 
E aqui está algo essencial que aprendi sobre estudar. Pedindo licença falar na primeira pessoa, sempre fui muito impactado por tudo que estudava, ouvia e lia. Eu levava muito a sério cada novo raciocínio a que era exposto. Os argumentos, os exemplos, a forma de enxergar a realidade... Tudo era muito intenso para mim. Parecia que eu estava lutando com os autores!
 
A sensação que tenho até hoje é que, a cada novo livro lido, eu não poderia viver mais a minha vida da mesma forma. O Senhor havia me exposto a novas experiências, ideias e circunstâncias... Eu precisaria lidar com elas. Precisaria sinceramente parar e avaliar minha própria trajetória...
 
Toda essa visceralidade era alimentada por uma convicção fundamental: de que um dia eu estaria diante de Deus para prestar conta de cada uma das páginas que li e de cada aula que assisti.
 
É aqui que mora a grande decisão que todo estudante (todo aprendiz de Jesus) precisa tomar: enterrar seu aprendizado em razão do que vão falar ou pensar de nós ou acreditar que estamos sendo conduzidos pelo Mestre e, portanto, devemos ter coragem de levar às últimas consequências cada novo aprendizado.
 
É preciso ter coragem para a verdade. Disposição para erguer a cabeça após uma leitura e dizer: se é assim que tem que ser, então preciso corrigir algumas coisas em minha vida... Arrependimento, confissão e mudança de vida em obediência a Palavra.
 
Leve seus momentos de estudo a sério. Ore ao Senhor pedindo que as obras certas venham até suas mãos e que você seja responsável o suficiente para fazer aquele saber ali frutificar.
 
Coloque-se inteiramente nos seus momentos de aprendizado, como quem um dia estará diante do grande Mestre que nos conduziu através de cada dia de trabalho.
 
No próximo artigo, vamos conversar sobre a multidão de recursos para a caminhada cristã e tentar responder outra pergunta: Qual é o melhor recurso para o discipulado?

Autor de Fé Cristã e Ação Política, Pedro Lucas Dulci, é filósofo e pastor presbiteriano. Casado com Carolinne e pai de Benjamin, desenvolve pesquisa em ética e filosofia política contemporânea e estudos sobre o diálogo entre ciência e religião, com estágio na Vrije Universiteit Amsterdam. É teólogo e coordenador pedagógico no Invisible College.
  • Textos publicados: 20 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.