Prateleira
20 de setembro de 2012- Visualizações: 5733
3 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar
Para ler antes de votar
Faça bom proveito!
Artigos:
1. Evangélicos ajudam a reeleger Bush (Paul Freston) / revista Ultimato 292
“Será que temos o direito de dizer que uma única questão pesa mais do que todas as outras possíveis questões políticas juntas? E, se sim, por quanto tempo temos o direito de ignorar todas as outras questões em função daquela única questão que não se resolve?”
O sociólogo Paul Freston discute o problema clássico da “política de questão única”, conhecida nos Estados Unidos como “single-issue politics”.
2. Como não transformar o município de Santa Evangélica do Norte numa Zâmbia (Paul Freston) / revista Ultimato 270
“A nossa política pode ser confessional (inspirada pela nossa fé), mas não devemos querer um Estado confessional. Não é bom que o Estado se torne juiz de doutrinas e práticas religiosas. Você também, como prefeito, terá de entender a diferença entre ser um legislador evangélico e um governante evangélico”.
Conselhos de Paul Freston para um prefeito evangélico, que não quer perder sua identidade cristã.
3. Estado laico e nação religiosa (Robinson Cavalcanti) / revista Ultimato 329
Em artigo de março de 2011, o hoje falecido bispo Robinson Cavalcanti explicava os modelos de Estados existentes (teocráticos, confessionais, ateus, laicos e secularistas) e como isso nos ajuda a pensar a sociedade, além de um voto ou de um canditado.
4. Cristãos e política: uma relação imprescindível (Alderi Souza de Matos) / revista Ultimato 327
“O envolvimento dos cristãos com a esfera política e partidária sempre será uma faca de dois gumes”. O historiador Alderi Souza de Matos lembra como foi a postura dos cristãos ao longo da história com relação à política.
Livros:
5. Cosmovisão cristã e transformação: espiritualidade, razão e ordem social (Cláudio Leite, Guilherme Carvalho e Mauricio Cunha, org.)
Este livro aponta elementos e alternativas, a partir de uma cosmovisão cristã, para uma espiritualidade que não deixa inalteradas as nossas relações sociais.
6. Cristianismo e Política (Robinson Cavalcanti)
Um clássico da literatura cristã brasileira sobre o assunto. O autor finca bases do conceito de política e da responsabilidade cristã. Para ele, “não há nada mais cientificamente inexato e conceitualmente impossível do que a pretensão de ser apolítico”.
7. Religião e Política, sim; Igreja e Estado não: os evangélicos e a participação política (Paul Freston)
A intricada relação entre Igreja e Estado é o tema principal do livro do sociólogo Paul Freston. O papel do Estado não é defender ou promover uma determinada igreja ou religião. Entretanto, dizer que a religião nada tem a ver com a ação política é lógica e historicamente falso.
John Stott ensina-nos a nos relacionarmos com o mundo construtiva e compassivamente, com o auxílio do Espírito Santo. Ouvir a voz de Deus é um critério essencial antes de tomarmos decisões políticas.
Legenda da foto: Pelo menos 80 mil paulistanos moram em cortiços, como este que fica na zona leste de São Paulo
20 de setembro de 2012- Visualizações: 5733
3 comentário(s)- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Os nefilins voltaram: o gigantismo das IAs e sua fusão com a humanidade
- Conhecimento bíblico não transforma. A prática do evangelho, sim
- Jesus de acordo com o Novo Testamento
- Quem cuida de quem cuida?
- A ternura humana na era da inteligência artificial
- Perdão e restauração – liturgia
- Projeções do cristianismo para 2075
- Oportunidades para agosto de 2026
- Grandes coros evangélicos se reúnem para celebrar o legado do maestro Arthur Lakschevitz
- Dia dos Cristãos na Ciência já tem data marcada
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Lembre-se sempre de Jesus
Congresso Nacional da ABUB
Livros: um caso de amor, sem fidelidade
Preguiça e boa forma não combinam








