Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Os 10 livros mais lidos em 2025

Por Marcos Bontempo

ULTIMATO gosta de repetir que livro lido não é livro vendido e livro vendido não é livro lido. Nem sempre.

E a prova disso é que, segundo a última pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, mais de 70% dos brasileiros não leram um livro até o fim “nem para saber se o assassino era o mordomo”.1

Agora, vamos aos 10 mais do ano aqui na Ultimato, ano que acaba de terminar.

Pasmem, começamos com um livro de e para 2026. Isso mesmo, O Caminho do Coração — Meditações Diárias, do pastor Ricardo Barbosa, encabeça a lista. Nosso devocionário para o ano novo foi lançado em outubro e acaba de entrar 2026 com a terceira tiragem.

Do mesmo autor — o mais vendido entre os brasileiros —, Pensamentos Transformados, Emoções Redimidas, um livro que vale muito mais do que pesa. Um prato cheio de saúde emocional, discernimento e conteúdo bíblico.

O Discípulo Radical, de John Stott, teima em continuar liderando essa lista nos últimos 10 anos.

Aliás, Stott continua imbatível. Lendo o Sermão do Monte com John Stott, Cristianismo Básico e Lendo Efésios com John Stott também desfilaram nessa passarela.

Agora, outra produção genuinamente brasileira e para brasileiros: Bíblia & Psiquê. Um dos destaques de 2025, cujo subtítulo entrega o tema: Marcas bíblicas na psicologia e na psiquiatria.

Uma boa coincidência. Ultimato acaba de lançar O Cristão e a Arte em um Mundo em Desencanto, embora não tenhamos espaço para spoilers. Mas o que entrou na lista do ano passado foi A Arte e a Bíblia, do velho e bom Francis Schaeffer.

Logo depois dele e do mesmo autor, outro clássico: A Morte da Razão — Uma análise do pensamento moderno.

E, para quem diz que crente não lê e não gosta de psicologia ou psiquiatria, Culpa e Graça — uma análise do sentimento de culpa e o ensino do evangelho, de Paul Tounier, completa a lista.

Enfim, mais um ano de surpresas e gratos pela boa mão do nosso Deus sobre a editora Ultimato. Nossa gratidão também aos leitores por dividirem conosco o ministério da reconciliação (2Co 5.18-19; Cl 1.20).

Em tempo. Em 2025 encerramos a série Filosofia e Fé Cristã com dois livros imperdíveis: Discordâncias Religiosas — Como lidar com a pluralidade de crenças e A Ética de Deus – Normas da ação divina e o problema do mal.

1. Ruy Castro, Folha de S. Paulo

É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 216 [ver]

Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.