Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Os gurus e os seus discípulos

Não sei exatamente o que Paulo, o apóstolo, viu em Timóteo. Bem, ele o conhecia de perto. E também a mãe, a avó, bem como sabia que volta e meia o “pobre moço” ficava doente. Não se pode dizer que seriam razões suficientes para a contratação de um estagiário e, menos ainda, de um substituto para o próprio apóstolo, que estava nos seus últimos dias.

De fato, os critérios da “escolha” e do “investimento” de Paulo no neto de Lóide são um tanto estranhos. Ele era tímido, muito jovem, inexperiente, e a saúde não era grande coisa. Nada parecido com os empreendedores, modelos de sucesso, apresentados pela mídia; antes, bem próximo da nossa realidade, do que nós mesmos vemos e experimentamos todos os dias.

Aliás, é mais fácil nos identificarmos com as fraquezas de Timóteo do que com as grandezas das celebridades. E o roteiro apresentado nas duas cartas de Paulo a Timóteo não é nenhum segredo. Algo como reconhecer o dom que recebemos -- é bom que se diga, Paulo deixa claro que o dom não foi dado apenas a Timóteo --; enfrentar as dificuldades, o sofrimento até; manter-se coerente e exemplo para a comunidade; mostrar disciplina e assumir as verdades bíblicas que aprendeu.

Timóteo não era santo. Nem eu. Mas os conselhos do velho apóstolo valem para todos. Se você não é bonito ou elegante como os executivos se parecem, não consegue impressionar os headhunters e não tem a mínima ideia de onde vai estar daqui a cinco ou dez anos, nem tudo está perdido. Os “últimos dias” (2Tm 3.1-5) seriam assim mesmo, insiste o apóstolo. E arremata: “Busque a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão” (1Tm 6.11). “Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu. Porque desde criança você conhece as Sagradas Letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” (2Tm 3.14-15).
É diretor editorial da Ultimato.
  • Textos publicados: 185 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.