Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Onde estão os mortos?

Por Éber Lenz César

Eu estava com Covid-19, muito fraco, acamado. Na cabeceira da cama, o livro da vez: Fé na Era do Ceticismo, de Tim Keller. Para ocupar a mente, li mais um capítulo... Nesse, o autor responde à pergunta: “Como pode um Deus de amor mandar alguém para o inferno?” Nos dias seguintes, hospitalizado, eu não parava de pensar nos milhões de mortos por Covid (e por outras doenças) em todo o mundo. Quantos teriam partido para a eternidade sem a fé que salva?
 
Não temos condições e nem o direito de julgar quem quer que seja, se morreu salvo ou perdido. Até porque, alguns se arrependem dos seus pecados, creem em Cristo e se salvam na última hora da vida. Foi assim, por exemplo, com um daqueles malfeitores crucificados com Jesus. Momentos antes de morrer, ele se arrependeu e pediu a Jesus que o salvasse. Bastou! O Salvador lhe disse: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43).
 
O versículo bíblico mais conhecido sobre o que é necessário para o pecador ser salvo é este: “Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou seu filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio dele. Não há condenação alguma para quem crer nele. Mas quem não crê nele já está condenado […]” (Jo 3.16-18). Notícia maravilhosa! Advertência muito séria!
 
A Bíblia nos ensina também que o que segue imediatamente à morte é provisório, não é tudo, não é o fim! O lugar para onde vão os mortos salvos e os mortos perdidos, em seguida à sua morte, é diferente do lugar onde estarão na eternidade. Jesus disse: “Quando vier o Filho do Homem [Jesus] em sua glória […], ele separará as pessoas como um pastor separa as ovelhas dos bodes […]”. Ovelhas e bodes, assim como “trigo” e “joio”, são metáforas. Referem-se aos “salvos” e “perdidos”. Jesus acrescentou que os “salvos” irão para o “reino que lhes está preparado”, o reino dos Céus; ao passo que os ‘perdidos” irão para o “fogo eterno”, o “inferno” (Mt 25.31-46). Maravilhoso para uns, terrível para outros…
 
O céu será maravilhoso porque, então, os salvos terão alcançado sua perfeita santidade, não por seus próprios esforços e méritos, mas porque a obra transformadora e redentora de Cristo em suas vidas terrenas estará completa (Fp 1.6), razão porque gozarão perfeita e eterna comunhão com o Pai e com o Filho.
 
O inferno será terrível porque os perdidos estarão ainda com seus pecados e não terão nenhuma comunhão com o Pai e com o Filho, Jesus Cristo. Estarão entregues a si mesmos! O famoso escritor C.S. Lewis disse: “Só há dois tipos de pessoas no mundo: Aqueles que dizem a Deus: ‘Seja feita a tua vontade’, e aqueles a quem Deus diz: ‘Seja feita a vossa vontade!’” Contudo, o desejo de (1Tm 2.4).
 
Minha pergunta inicial foi onde estão os mortos? Como isso me preocupou e preocupa! Orei e oro pedindo a Deus que desperte a consciência missionária da Igreja, de modo que os salvos, os que cremos em Cristo e em sua Palavra, sejamos mais zelosos no cumprimento do último mandamento de Jesus aos seus discípulos:  “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas novas a todos. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem se recusar a crer será condenado” (Mc 16.15). 
 
Éber Lenz César é pastor há 55 anos. Pastoreou várias igrejas presbiterianas em cidades de Minas Gerais, Pernambuco e Rio de janeiro, e foi missionário da Igreja Reformada Holandesa na África do Sul. Desde 2018 está pastoreando a Igreja Sal da Terra Brasília. É autor de, entre outros, História e Geografia Bíblica e a trilogia Ninguém Nasceu como Jesus, Ninguém Viveu como Jesus e Ninguém Morreu como Jesus. Rev. Éber é casado com Márcia Sathler Lenz César e o casal tem três filhos e cinco netas.
 
>> Conheça a edição Uma conversa sobre a morte, (setembro/outubro 2021) de Ultimato

Leia mais: 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.