Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Ninguém é irrecuperável – Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) realiza congresso para comemorar os 50 anos

Por Ariane Gomes
 
Em 1972, na cidade de São José dos Campos, SP, por meio de um grupo de voluntários cristãos, nascia a APAC – Amando o Próximo Amarás a Cristo para evangelizar e dar apoio moral aos presos.
 
Sem deixar de ser APAC, mas com novo nome (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), em 1974 a entidade ganhou status jurídico com o objetivo ampliado: auxiliar a justiça na execução da pena, na recuperação do preso, na proteção da sociedade, no socorro às vítimas e na promoção da justiça restaurativa.
 
Nestes cinquenta anos, a APAC tem auxiliado e preparado os presos e suas famílias, os voluntários e a sociedade para o reingresso e a reintegração social.

Segundo relatório da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), que dá assistência às APACs, no Brasil há 141 unidades da APAC que acolhem 5.308 pessoas. Das unidades existentes, 78 estão em processo de implantação, dez acolhem mulheres e uma acolhe apenas jovens. O estado brasileiro que tem o maior número de APACs é Minas Gerais, com 46 unidades. Atualmente, todos os recuperandos trabalham e 2.442 estudam. Ainda segundo o relatório, a média nacional de reincidência no crime é de 80%. No caso das pessoas que passam pela APAC, esse índice é de 13,9%.


Congresso “Ninguém é irrecuperável”
Entre os dias 22 a 25 de junho, a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC) – entidade que congrega, orienta, fiscaliza e zela pela unidade e uniformidade das APACs do Brasil e assessora a aplicação do Método APAC no exterior – realizará o 9º Congresso das APACs em comemoração ao jubileu da entidade.
 
Com o tema “Ninguém é irrecuperável”, o evento reunirá líderes religiosos, especialistas da administração penitenciária, do ministério público, do direito penitenciário, psicólogos e outros para debater sobre administração, políticas públicas, metodologia APAC, questões de gênero, saúde, trabalho etc.
 
Na sexta-feira, dia 24, acontecerá o lançamento do livro APAC – A Revolução do Sistema Penitenciário, de Valdeci Ferreira.
 
Serviço
Quando: 22 a 25 de junho de 2022
Onde: SESC Venda Nova, Rua Maria Borboleta, s/n, Belo Horizonte, MG
Para saber mais, clique aqui.

Leia mais:
Ariane Gomes atua como coordenadora de produção de Ultimato e gestora de conteúdo do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 4 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.