Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Diálogos de Esperança convida a igreja para refletir sobre o luto e o lamento

Por Ana Luz

No mês em que o Brasil vem quebrando recordes de mortes pela Covid-19, Diálogos de Esperança aborda o tema “A Igreja, o Luto e o Lamento” na live da próxima terça-feira, 23 de março. A live chega em um momento em que o Brasil alcançou a marca de mais de 2.798 (em 16/3/2021) mortes em 24 horas – um recorde desde o início da pandemia que, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, já ceifou um total de mais de 270 mil vidas de brasileiros.

Ao tentar imaginar a dimensão do luto que atravessamos hoje, pelo menos dois episódios que fizeram o Brasil parar diante de uma tragédia, rapidamente vêm à mente. Há quatro anos, o dia 29 de novembro amanheceu sombrio e triste com a notícia da queda da aeronave que transportava 77 jovens da seleção Chapecoense de Futebol encerrando 71 carreiras e sonhos. O Brasil inteiro, em comoção, transformou o sofrimento das famílias enlutadas e da pequena cidade de Chapecó, no interior de Santa Catarina, na dor de todos os brasileiros. Mais recentemente, em 2019, vivemos uma tragédia ainda maior, em número e dimensões, com o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, MG. O repentino soterramento de 270 pessoas e o estrago ambiental dos rios e da vida nos vilarejos por quilômetros de extensão do desastre assombrou, indignou, e enlutou os brasileiros. Hoje, diante dos números em escalas de crescimento diário, a “média móvel” e outras ferramentas para tentar mensurar a perda, há 1 ano a nossa alma assiste atônita o colapso do sistema de saúde, cilindros de oxigênio sendo disputados e covas extras sendo criadas para suportar o que equivaleria a 30 aviões caindo ou a 8 rompimentos de barragem, como aconteceu em Brumadinho, em um único dia. Essa talvez seja a dimensão da tragédia brasileira. E diante de tantas perdas, vidas, sonhos, projetos, relacionamentos, onde encontramos lugar para o lamento? Como atravessar esse luto coletivo? Como ressignificar a vida em meio a tantas perdas? Como igreja, conseguimos enxergar a tragédia? Como temos reagido diante dela?

Para nos ajudar a refletir sobre esse momento, Isabelle e Osmar Ludovico serão os convidados da live Diálogos de Esperança, no dia 23 de março. Isabelle é psicóloga, terapeuta de família e também economista. Por mais de 30 anos, Osmar pastoreou comunidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Atualmente, ele dirige cursos de espiritualidade e mentoria para pastores, missionários e casais.

A live apresentada por Valdir Steuernagel, representante da Visão Mundial e da Aliança Evangélica Brasileira, é uma iniciativa das organizações citadas, em parceria com a Tearfund e a Editora Ultimato. Em sua vigésima sexta edição, a live acontece quinzenalmente, sempre às terças-feiras. Você pode acessar as lives anteriores na playlist “Diálogos de Esperança”, no canal da Editora Ultimato no YouTube.

Saiba mais
Diálogos de Esperança
Live da série: “A Igreja, o Luto e o Lamento
Data: 23 de março de 2021
Horário: 18 horas
No canal da Ultimato no YouTube

Participantes
  • Isabelle Ludovico é casada com Osmar, mãe de Priscila e Jonathan e tem seis netos! É economista e psicóloga clínica com especialização em Terapia Familiar Sistêmica. Autora do livro O Resgate do Feminino: a força da sensibilidade e ternura em homens e mulheres, também participou dos livros: O melhor da Espiritualidade Brasileira e Uma Nova Reforma. Dirige grupos de crescimento e grupos de estudo. Atualmente reside com Osmar em Estoril, Portugal. Como ela mesma afirma, Isabelle é "Francesa de nacionalidade e brasileira de coração".
  • Osmar Ludovico pastoreou, nos últimos trinta anos, as Comunidades de Jesus em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Estudou no seminário Palavra da Vida, em Atibaia, SP, e participou de cursos com John Stott, na Inglaterra, e com Hans Bürki, na Suíça. Atualmente dirige cursos de espiritualidade, revisão de vida e seminários para casais, pastores e missionários no Brasil e no exterior. É casado com Isabelle, pai de Priscila e Jonathan e reside em Estoril, Portugal.

Leia mais: 
» Filhos que não mais existem. Um lamento sobre os filhos do Brasil
» Lamento: A fé em meio ao sofrimento e à morte
Ana Claudia Luz é jornalista e documentarista. Graduada em jornalismo pela UFPA, desde 1999 trabalha com comunicação e missões. Há 5 anos serve organizações missionárias e humanitárias por todo o mundo. Atualmente trabalha de forma remota com a fundação holandesa Road of Hope e na produção da série de lives "Diálogos de Esperança".
  • Textos publicados: 28 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.