Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Como você, criança, pode fazer a sua devocional diária?

Por Márcia Barbutti

Já faz um tempo que tenho tido a alegria e o privilégio de escrever para pais e educadores sobre assuntos do universo infantil ou como tratar certos temas com as crianças. Mas dessa vez a proposta é diferente, de alguma forma eu gostaria de falar diretamente com a criança, seja ela seu filho, neto, sobrinho ou aluno. Você poderia fazer chegar esse texto até ela? Então vamos lá.
 
Oi, meu nome é Márcia. Sou professora e tenho trabalhado com crianças há bastante tempo, e sabe de uma coisa? Gosto muuuuito do que faço, especialmente porque tenho a alegria de falar de Jesus para as crianças. Tenho certeza que você sabe quem é Jesus e conhece muitas histórias sobre ele. E onde você leu sobre tudo isso? Isso mesmo, na Bíblia. 
 
Você sabia que a Bíblia é o livro especial de Deus para você e quando você a lê conhece mais e mais a Deus e a Sua vontade? Uau! Ter esse tesouro em suas mãos é demais, por isso você deve fazer o máximo para ler e entender o Livro especial que Deus nos deu.
 
Mas vamos combinar, às vezes bate uma preguiça, uma falta de vontade... daí a escolha mais fácil é somente ouvir alguém falar sobre a Bíblia em casa ou na igreja. Sei bem como é, até mesmo nós adultos nos sentimos assim. Sabe por que isso acontece? Por causa do pecado. Ele estragou o nosso relacionamento com Deus e temos a tendência de ficar longe Dele e da Sua Palavra. Por isso, Jesus veio ao mundo, para receber o castigo pelo nosso pecado e nos fazer amigos de Deus. Quando você for ler a Bíblia, você não estará sozinho! A Bíblia é o único livro que você pode ler tendo sempre o Autor ao seu lado!  E lembre-se: ter um tempo com Deus, ler a sua Palavra, somente você e o Senhor, é maravilhoso! Você vai ver. Está preparado?
 
A primeira coisa que você precisa é estar disposto, peça a Deus, fale como Davi “Ó Senhor Deus, ensina-me o que queres que eu faça, e eu te obedecerei fielmente! Ensina-me a te servir com toda a devoção.” (Sl 86.11). Escolha um horário legal, mas você não pode estar caindo de sono e nem apressado. É importante criar sua rotina, ter um horário reservado para o seu momento com Deus. Depois escolha um local tranquilo e elimine as distrações. Isso quer dizer, nada de celular! Separe um caderno e lápis para anotações (vai por mim, anotar descobertas é top!) e deixe o dicionário ao seu alcance.
 
Se você já tem um material de estudo bíblico diário, tipo o material da escola dominical ou célula, comece pelos textos que ele traz. Se você não tem, vamos começar pelo evangelho de Marcos, combinado? Separe uma pequena porção (pode ser um ou dois capítulos) para cada dia. O importante é ter uma sequência. Não caia na armadilha de pegar a Bíblia, fechar os olhos e abri-la em qualquer texto. Bíblia não é game. E agora, vamos começar?
 
1. Ore a Deus – peça para Ele lhe dar compreensão e atenção necessárias.
 
2. Leia a passagem do início ao fim, atentamente e pausadamente. Marque as palavras que você não conhece ou tem dúvida. Procure o significado. Leia mais uma vez pra entender o que diz a passagem. Uma dica é fazer um resumo de três ou quatro frases sobre o assunto do texto.
 
3. Pense, reflita sobre o que acabou de ler. Pergunte-se: o que eu aprendo sobre Deus com esse texto? Tem algo que me leva a adora-lo e louva-lo? Tem algo no texto que me leva a reconhecer algum erro que tenho cometido? Existe alguma ordem de Deus pra mim? Alguma promessa?
 
4. Ore mais uma vez. Louve a Deus pelo o que conheceu mais Dele, reconheça e confesse seus pecados. Peça força a Ele para cumprir o que aprendeu.
 
5. Pratique logo o que você estudou. Não enrole e nem desanime. O que você vai fazer e quando vai começar? É hora de agir!
 
E não se esqueça, a força vem de Deus! Ele está bem aí ao seu lado pronto pra te ajudar, porque Ele te ama demais! Várias coisas vão aparecer para te atrapalhar, mas persevere. Você não está sozinho! Que tal pedir ao papai ou à mamãe para fazer as primeiras vezes com você? Mas depois você vai seguir em frente sem eles, combinado? 
 
Ah, para lembrar desses passos, preparei um roteirinho especialmente para você. Você pode baixar e depois imprimir. Clique aqui.
 
Espero que esse tempo seu com Deus seja o começo de uma longa e bela caminhada.
Deus te abençoe ;)

Bônus para pais e professores: 
> Lição da revista MQV Júnior (Mais que Vencedores) sobre o assunto abordado acima.
> Lendo a Bíblia toda todo dia - um roteiro para leitura dos Evangelhos e Provérbios. Fonte: Geração Kids – IPB Foz do Iguaçu – PR
É editora assistente da Editora Cultura Cristã, responsável pelos materiais infanto-juvenis.
  • Textos publicados: 25 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.