Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

Para onde vai?

Em junho deste ano, 75 dos principais líderes do Movimento Lausanne se reuniram para analisar o desenvolvimento após dois anos do Congresso da Cidade do Cabo (Cape Town 2010) e para esclarecer e solidificar nossa visão para a próxima década.
 
Motivos de alegria
 
- A receptividade do documento Compromisso da Cidade do Cabo em todo o mundo. Este documento maravilhoso que resume as convicções evangélicas e estabelece um plano para o Movimento de Lausanne e para toda a igreja na próxima década, já foi traduzido para mais de vinte idiomas. Ele gerou vários guias de estudo, currículos de pós-graduação para uso na obra missionária e nas faculdades teológicas e outros recursos para a Igreja a nível global.
 
- Entusiasmo gerado pela “Missão África”. Uma série de projetos evangelísticos aconteceu em mais de uma dúzia de países na África antes do Congresso na Cidade do Cabo em 2010. Os líderes africanos entusiasticamente endossaram a ideia de hospedar missões similares em toda o continente nos próximos cinco anos. Durante o mês de julho um desses projetos evangelísticos foi realizado em Ruanda e contou com a presença de líderes de, pelo menos, 15 países francófonos. Planos estão sendo desenvolvidos para outras missões evangelísticas em outras nações africanas nos próximos anos, e eventos similares estão sendo discutidos no Caribe e na Rússia.
 
- Desenvolvimento de muitas parcerias colaborativas em todo o mundo como resultado de interações que ocorreram na Cidade do Cabo.
 
Em nossa reunião de junho, sentimos que seria importante articular a nossa visão para a próxima década e, ao fazer isso, reafirmamos a visão de Lausanne focada firme e claramente na evangelização do mundo.
 
Lausanne é um movimento global que mobiliza líderes evangélicos para colaborar na evangelização do mundo. Juntos, buscamos dar testemunho de Jesus Cristo e de todos os seus ensinamentos, em todas as partes do mundo, não só geograficamente, mas em todas as esferas da sociedade e no campo das ideias.
 
Para onde vamos?
 
Nós afirmamos que o Compromisso da Cidade do Cabo é a nossa base para os próximos dez anos, com as implicações deste Compromisso a ser trabalhadas de formas diferentes em cada região de acordo com as necessidades percebidas. À medida que avançamos procurando desafiar “toda a igreja a levar o evangelho integral para todo mundo”, buscou-se responder à pergunta: “Qual é a contribuição distinta e única do Movimento Lausanne para a evangelização do mundo?”.
 
Com isso em mente, concordamos focalizar as seis áreas seguintes:
 
1. Desenvolvimento e investimento em líderes mais jovens, incluindo uma reunião de líderes jovens globais em 2015.
 
2. Consultas regionais ocasionais sobre questões relacionadas à evangelização em regiões específicas.
 
3. Fórum Lausanne de Liderança Global. O primeiro será na Índia (junho de 2013), e deverá reunir 350 líderes evangélicos estratégicos. O fórum irá:
- Apresentar o relatório do progresso a partir do Congresso da Cidade do Cabo 2010 sobre as questões relacionadas com a Chamada à Ação do Compromisso da Cidade do Cabo.
- Dar aos líderes uma oportunidade para ampliar o conhecimento e a compreensão de questões importantes no meio de um grupo de influentes líderes evangélicos mundiais.
- Estimular novas percepções e ideias criativas de interação com pessoas de outras especialidades e perspectivas.
- Explorar as possibilidades adicionais de colaboração dentro do Movimento Lausanne.
- Identificar áreas onde a ação mais focada e/ou coordenada seja necessária em cada área relacionada com o Chamado à Ação.
- Contribuir com dados e percepções importantes para uma avaliação global da situação atual do Movimento Lausanne.
 
4. Provisão de recursos humanos para a igreja global, incluindo doze diretores adjuntos internacionais e 36 associados seniores, especialistas em áreas como: diáspora, liberdade e justiça, liberdade religiosa, ministério infantil, parceria, proclamação do evangelho e ministério de mulheres. Vemos esses líderes como pessoas que Deus tem levantado como fontes de encorajamento e ajuda aos que servem a Igreja Global.
 
5. Consultas globais sobre questões-chave, que forneçam a reflexão sobre questões missiológicas incisivas que a Igreja enfrenta. Vamos nos concentrar em questões surgidas a partir das sessões plenárias na Cidade do Cabo e que foram enfatizadas no Compromisso da Cidade do Cabo. As Consultas em 2012 e em 2013 incluirão:
- Cuidado com a Criação e o Evangelho (outubro de 2012, Jamaica).
- Nominalismo (2013, Itália).
- Evangelho e Islã (2013).
- Evangelho, Identidade e Etnicidade (2013, África).
- Evangelho, Teologia da Prosperidade e Pobreza (2013, América Latina).
- Outras Consultas Globais serão realizadas no futuro: Israel e a questão palestina; Mídia e o Evangelho; o Evangelho e a Cidade; o Evangelho e o Local de Trabalho; e o Evangelho, Verdade e Mundo Acadêmico, dos Negócios e Política.
 
6. Recursos on-line, através das mídias sociais e da mídia impressa. Reconhecemos que, particularmente no mundo ocidental, aumentou o número de pessoas com acesso à informação através da internet e nos comprometemos a ter um site de alta qualidade, Lausanne Global Conversation (Conversa Global Lausanne) e presença nas mídias sociais. Além disso, o Lausanne Global Analysis (Análise Global Lausanne), que será lançado em novembro de 2012, vai “apresentar informação estratégica e de credibilidade e todo o conhecimento de uma rede internacional de analistas evangélicos para que os líderes cristãos sejam equipados para a tarefa de evangelização do mundo”. Também procuramos desenvolver a Biblioteca Lausanne com os títulos gerais de questões missiológicas no século 21 e a publicação de livros de alta qualidade com os temas resultantes de nossos encontros globais.
 
Nós acreditamos que o Movimento Lausanne para a próxima década deverá se tornar cada vez mais internacionalizado, será caracterizado pela parceria com outras entidades evangélicas, se envolverá na promoção de jovens líderes, providenciará recursos e materiais de valor duradouro para a Igreja a nível global, e se tornará a voz evangélica cada vez mais respeitada em questões missiológicas concernentes ao desafio da evangelização mundial.
 
Nossa sincera oração é que o Senhor do céu e da terra use nossos humildes esforços na contribuição para a extensão de Seu Reino e para o crescimento de Sua Igreja até os confins da terra.
 
Para este fim agradeceríamos o seu apoio e do povo de Deus na intercessão enquanto procuramos contribuir para o cumprimento dessa visão.

_________
Lindsay Brown é diretor internacional do Movimento Lausanne e foi um dos coordenadores do 3º Congresso Lausanne, realizado em outubro de 2010 na Cidade do Cabo (África do Sul).

Leia mais

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.