Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

C. S. Lewis: um compromisso com a mente e com o coração

Por Marô da Matta Machado | Resenha

Ainda que não tenha lido nenhuma obra do consagrado autor, é bem provável que a maioria das pessoas já tenha ouvido falar de C. S. Lewis, já que este foi um dos mais influentes escritores cristãos do século passado. 
 
Definitivamente, C. S. Lewis não foi um homem comum de pensamentos ordinários. É o que atesta o livro O Racionalista Romântico (Editora Monergismo). 
 
Organizado por John Piper e David Mathis, dois proeminentes teólogos e pensadores dos nossos tempos, o livro é dividido em capítulos contendo ensaios de seis autores diferentes que comentam e discutem algumas reflexões e afirmações presentes ao longo de toda a obra de Lewis. Cada um, à sua maneira, realça algum ponto da obra de Lewis que lhe chamou atenção ou que, em algum momento, lhe incomodou.
 
Impressiona a forma como cada autor, com acentuado conhecimento sobre o escritor irlandês e sua obra, consegue ser profundo em cada um dos comentários e análises. A ênfase no equilíbrio saudável e provedor que Lewis conseguiu entre a imaginação e o que é racional foi uma tônica em cada uma das abordagens, apesar de discutirem pontos diferentes de diferentes obras do autor. Como comentou D. Mathis na introdução: “o que chama a atenção para a estrela de Lewis na constelação dos pensadores e escritores cristãos, é seu compromisso com a vida da mente e com a vida do coração”.
 
Os autores são unânimes em afirmar sobre a fidelidade de Lewis às Escrituras e sua honestidade ao lê-la e interpretá-la, ainda que não estejam sempre de acordo com suas conclusões. Conforme lê-se cada um dos ensaios, entende-se melhor como Lewis traz à tona recursos literários que usa com muita propriedade para revelar pontos obscuros da teologia ou mesmo para exemplificar e enaltecer toda a obra redentora de Cristo de maneira a aproximar o leitor da realidade do Céu.
 
Mesmo sem deixar a visão crítica a respeito de Lewis (afinal esses autores nem sempre estão em total concordância com o que seria a “teologia” de Lewis), os autores todos têm, de forma particular, algo excelente para abordar sobre a enorme influência que Lewis teve em suas vidas e na elaboração do desejo intenso pelo relacionamento sincero e profundo com a Trindade. 
 
Os autores deixam transparecer em cada parágrafo o prazer que lhes dá poder escrever sobre alguém que, sem dúvida, foi alguém que Deus escolheu para influenciar profundamente os rumos do cristianismo pós-moderno. Isso fica ainda mais claro em um dos apêndices, que contém um “bate papo” entre todos os ensaístas, que até falam de maneira um pouco mais pessoal. Aliás, excelente modo de terminar essa leitura.
 
Muito mais do que um livro sobre Lewis ou sobre seu pensamento ou influência, O Racionalista Romântico nos leva a conhecer alguns meandros e territórios pouco explorados do conteúdo literário e teológico de sua obra e pensamento. 
 
Não se surpreenda se, ao final da leitura, você sentir o desejo de ler cada uma das linhas que C. S. Lewis escreveu e, dessa vez, com um olhar ainda mais crítico, no entanto bem mais maravilhado também.

• Marô da Matta Machado é professora, casada com Zilbinho, mãe da Lis e da Júlia.

>> Conheça o lançamento O Regresso do Peregrino, o primeiro livro escrito por C. S. Lewis após sua conversão.

Leia mais
» Surpreendido por C. S. Lewis
» Por que deveríamos ler mais C.S. Lewis?
» Ficção, alegorias e mitos podem fortalecer a fé cristã?
 

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.