O Regresso do Peregrino
Uma Defesa Alegórica do Cristianismo, da Razão e do Romantismo
C.S. Lewis
Páginas | 248 |
---|---|
ISBN | 978-85-7779-186-6 |
Formato | 16x23 |
Assunto | Apologética, Arte e Cultura, Espiritualidade |
Ano | 2019 |
Editora | Ultimato |
Código | 42.41 |
Preço sugerido |
73,50 |
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Em O Regresso do Peregrino, C. S. Lewis mostra a sua própria busca por significado e realização espiritual, que, enfim, o levaria ao cristianismo.
O Regresso do Peregrino - Uma Defesa Alegórica do Cristianismo, da Razão e do Romantismo, é o primeiro livro de ficção de C. S. Lewis, e registra, por meio da fantasia o que de outra forma exigiria um tratado de filosofia da religião.
A alegoria é construída a partir da conhecida obra de John Bunyan, "O Peregrino", e a narrativa descreve a viagem de John para uma ilha encantada e de sonhos, através de lugares como a cidade de Escrópolis e o Vale da Humilhação. É recheada de aventuras e, em meio a sátiras e embates culturais, desenha personagens como o sr. Iluminismo, o sr. Rambutan, a Mãe Kirk e o sr. Sensato. Nas habilidosas mãos de Lewis, essa fábula torna-se uma apologia cristã tão eficaz como a do clássico de John Bunyan.
- - - -
"Um livro excelente".
– Chigago Tribune








O Regresso do Peregrino - Uma Defesa Alegórica do Cristianismo, da Razão e do Romantismo, é o primeiro livro de ficção de C. S. Lewis, e registra, por meio da fantasia o que de outra forma exigiria um tratado de filosofia da religião.
A alegoria é construída a partir da conhecida obra de John Bunyan, "O Peregrino", e a narrativa descreve a viagem de John para uma ilha encantada e de sonhos, através de lugares como a cidade de Escrópolis e o Vale da Humilhação. É recheada de aventuras e, em meio a sátiras e embates culturais, desenha personagens como o sr. Iluminismo, o sr. Rambutan, a Mãe Kirk e o sr. Sensato. Nas habilidosas mãos de Lewis, essa fábula torna-se uma apologia cristã tão eficaz como a do clássico de John Bunyan.
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"Um livro excelente".
– Chigago Tribune
Prefácio à terceira edição, C. S. Lewis
Livro 1 – Os dados
1. As regras
2. A ilha
3. As montanhas ao leste
4. Lia por Raquel
5. Icabode
6. Quem quaeritis in sepulchro? Non est hic
Livro 2 – Tremor
1. Dixit insipiens
2. A colina
3. Um pouco em direção ao sul
4. Ida suave
5. Lia por Raquel
6. Icabode
7. Non est hic
8. Grandes promessas
Livro 3 – Através do mais escuro Zeitgeistheim
1. Escrópolis
2. Um vento sul
3. Liberdade de pensamento
4. O homem por detrás da arma
5. Preso
6. Envenenando os poços
7. Encarando os fatos
8. A doença do papagaio
9. O gigante matador
Livro 4 – De volta à estrada
1. Deixe que a grelha seja grelha
2. Arquétipo e ecótipo
3. Esse é percipi
4. Fuga
Livro 5 – O grande canal
1. O grande canal
2. A história da Mãe Kirk
3. A autossuficiência de Virtude
4. Sr. Sensato
5. Conversa à mesa
6. Escravo
7. A grosseria de Virtude
Livro 6 – Rumo ao norte adiante no canal
1. Primeiros passos para o norte
2. Três homens pálidos
3. Neoangular
4. Humanista
5. Alimento do norte
6. O norte mais distante
7. O paraíso do tolo
Livro 7 – Rumo ao sul adiante no canal
1. Virtude está doente
2. João conduzindo
3. Novamente a estrada principal
4. Indo para o sul
5. Chá no gramado
6. A casa da Sabedoria
7. Através do canal à luz da lua
8. Este lado sob a luz do sol
9. Sabedoria – exotérica
10. Sabedoria – esotérica
11. Silenciosa é a palavra
12. Mais sabedoria
Livro 8 – Na baía
1. Dois tipos de monista
2. João conduziu
3. João esquece de si mesmo
4. João encontra sua voz
5. Alimento com preço
6. Apanhado
7. O eremita
8. Palavras da história
9. Trivial
10. Arquétipo e ecótipo
Livro 9 – Através do canal
1. Através do canal, por meio da luz interior
2. Deste lado, por meio do relâmpago
3. Deste lado, por meio da escuridão
4. Securus te projice
5. Através do canal
6. Nella sua voluntade
Livro 10 – O regresso
1. O mesmo, no entanto, diferente
2. O homem sintético
3. Limbo
4. O buraco negro
5. Soberba
6. Ignorantia
7. Luxúria
8. O dragão do norte
9. O dragão do sul
10. O riacho





Livro 1 – Os dados
1. As regras
2. A ilha
3. As montanhas ao leste
4. Lia por Raquel
5. Icabode
6. Quem quaeritis in sepulchro? Non est hic
Livro 2 – Tremor
1. Dixit insipiens
2. A colina
3. Um pouco em direção ao sul
4. Ida suave
5. Lia por Raquel
6. Icabode
7. Non est hic
8. Grandes promessas
Livro 3 – Através do mais escuro Zeitgeistheim
1. Escrópolis
2. Um vento sul
3. Liberdade de pensamento
4. O homem por detrás da arma
5. Preso
6. Envenenando os poços
7. Encarando os fatos
8. A doença do papagaio
9. O gigante matador
Livro 4 – De volta à estrada
1. Deixe que a grelha seja grelha
2. Arquétipo e ecótipo
3. Esse é percipi
4. Fuga
Livro 5 – O grande canal
1. O grande canal
2. A história da Mãe Kirk
3. A autossuficiência de Virtude
4. Sr. Sensato
5. Conversa à mesa
6. Escravo
7. A grosseria de Virtude
Livro 6 – Rumo ao norte adiante no canal
1. Primeiros passos para o norte
2. Três homens pálidos
3. Neoangular
4. Humanista
5. Alimento do norte
6. O norte mais distante
7. O paraíso do tolo
Livro 7 – Rumo ao sul adiante no canal
1. Virtude está doente
2. João conduzindo
3. Novamente a estrada principal
4. Indo para o sul
5. Chá no gramado
6. A casa da Sabedoria
7. Através do canal à luz da lua
8. Este lado sob a luz do sol
9. Sabedoria – exotérica
10. Sabedoria – esotérica
11. Silenciosa é a palavra
12. Mais sabedoria
Livro 8 – Na baía
1. Dois tipos de monista
2. João conduziu
3. João esquece de si mesmo
4. João encontra sua voz
5. Alimento com preço
6. Apanhado
7. O eremita
8. Palavras da história
9. Trivial
10. Arquétipo e ecótipo
Livro 9 – Através do canal
1. Através do canal, por meio da luz interior
2. Deste lado, por meio do relâmpago
3. Deste lado, por meio da escuridão
4. Securus te projice
5. Através do canal
6. Nella sua voluntade
Livro 10 – O regresso
1. O mesmo, no entanto, diferente
2. O homem sintético
3. Limbo
4. O buraco negro
5. Soberba
6. Ignorantia
7. Luxúria
8. O dragão do norte
9. O dragão do sul
10. O riacho

Foi professor de literatura inglesa na Universidade de Oxford até 1954, quando foi eleito por unanimidade para ocupar a cadeira de inglês medieval e renascentista na Universidade de Cambridge, cargo que ocupou até se aposentar.
Suas valiosas contribuições nos campos da crítica literária, literatura infantil, literatura fantástica e teologia popular lhe tornaram aclamado e reconhecido no mundo inteiro. Escreveu mais de trinta livros, que continuam a atrair milhares de novos leitores todos os anos.
Entre as suas obras mais apreciadas estão a série As Crônicas de Nárnia, Os Quatro Amores e Cristianismo Puro e Simples. Outros livros que também se tornaram clássicos, são O Regresso do Peregrino, Até Que Tenhamos Rostos, Um Ano com C. S. Lewis, Surpreendido pela Alegria, Lendo os Salmos e Leituras Diárias das Crônicas de Nárnia - Um Ano com Aslam, todos publicados pela Editora Ultimato.
[Em O Regresso do Peregrino] os personagens alegóricos não são apenas abstrações. Eles são, em todos os casos, pessoas objetivamente reais e subjetivamente fiéis ao significado interno. A linguagem é simples, direta e extremamente significativa. Para muitos, parecerá um vento fresco soprando em regiões áridas.
– The New York Times
“Um livro excelente. Com suas imagens nítidas, suas inferências inteligentes, seu suspense, sua caracterização e seu peculiar humor grotesco, está numa comparação favorável com seu grande modelo – O Peregrino, de John Bunyan.”
– Chicago Tribune
“Quando escrevi O Regresso do Peregrino, o que eu quis descrever foi uma experiência particular recorrente, que dominou a minha infância e adolescência e que eu, afobado, chamei de “romântica” [...]. Ainda acredito que essa é uma experiência comum, que em geral é incompreendida, mas que tem imensa importância. No entanto, agora sei que, na mente de outras pessoas, ela surge devido a outros estímulos e é enredada por outros pequenos detalhes, e que trazê-la ao primeiro plano da consciência não é tão fácil quanto eu outrora supunha. Tento agora descrevê-la de uma maneira clara o bastante para tornar inteligíveis estas páginas.”
– C. S. Lewis







– The New York Times
“Um livro excelente. Com suas imagens nítidas, suas inferências inteligentes, seu suspense, sua caracterização e seu peculiar humor grotesco, está numa comparação favorável com seu grande modelo – O Peregrino, de John Bunyan.”
– Chicago Tribune
“Quando escrevi O Regresso do Peregrino, o que eu quis descrever foi uma experiência particular recorrente, que dominou a minha infância e adolescência e que eu, afobado, chamei de “romântica” [...]. Ainda acredito que essa é uma experiência comum, que em geral é incompreendida, mas que tem imensa importância. No entanto, agora sei que, na mente de outras pessoas, ela surge devido a outros estímulos e é enredada por outros pequenos detalhes, e que trazê-la ao primeiro plano da consciência não é tão fácil quanto eu outrora supunha. Tento agora descrevê-la de uma maneira clara o bastante para tornar inteligíveis estas páginas.”
– C. S. Lewis

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