Prateleira
01 de outubro de 2013- Visualizações: 4889
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
A Bíblia e o idoso
No Dia Internacional do Idoso (01/10), resgatamos um artigo publicado pela revista Ultimato 259, de julho de 1999, de autoria da redação.
***
A Bíblia e o idoso
Ao se referirem às pessoas de idade, as diferentes versões das Escrituras Sagradas usam um vocabulário enorme, desde o idoso, o ancião, “o bem velho”, “o muito velho”, o encanecido, o indivíduo de cabelos brancos e “os anciãos de venerandas cãs” (Jó 15.10, BJ) até as expressões mais generosas, como “o entrado em dias”, “o adiantado em anos” e “os avançados em idade”. A expressão moderna “terceira idade”, que já está sendo abandonada, não se usa nem uma vez.
A Bíblia alimenta e estimula o respeito pelos mais velhos. Basta considerar os seguintes textos:
1. Uma das leis dadas a Israel por intermédio de Moisés diz: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito” (Lv 19.32, BLH). Paulo, sem dúvida, tinha isso em mente quando instruiu a Timóteo: “Não repreendas asperamente ao homem idoso, mas exorta-o como se ele fosse seu pai” (1 Tm 5.1, NVI). Roboão não levou em consideração o conselho dos anciãos para diminuir a carga tributária e, então, provocou a divisão do reino de Israel, lá pelo ano 930 a.C. (1 Rs 12.1-15).
2. O tempo de serviço pesado dos levitas era só de 25 anos, dos 25 aos 50 anos de idade (Nm 8.24-26). A partir dessa aposentadoria compulsória, eles poderiam ajudar os mais novos no trabalho mais leve.
3. A esperança de uma longevidade feliz aparece aqui e acolá. Por intermédio do profeta Isaías: “Nunca mais morrerão ali [no novo céu e na nova terra] criancinhas de poucos dias; ninguém morrerá antes de ficar bem velho. Morrer aos cem anos será morrer moço, e não chegar aos cem anos será uma maldição. Vocês construirão casas e morarão nelas, farão plantações de uvas e beberão de seu vinho. Não construirão casas para outros morarem nelas nem farão plantações de uvas para outros beberem do seu vinho. O meu povo viverá muitos anos como as árvores, e todos terão o prazer de aproveitar as coisas que eles mesmos fizeram” (Is 65.20-22, BLH). Por intermédio do profeta Zacarias: “Os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém” (Zc 8.4, BLH). Por intermédio do apóstolo Paulo: “É preciso que Ele (o Senhor Jesus) reine, até que tenha posto todos os seus inimigos [todos os poderes hostis ao reino de Deus] debaixo dos seus pés” e “o último inimigo a ser destruído será a morte” (1 Co 15.25-26, BJ). Por intermédio do apóstolo João: “Ele [Deus] enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais” (Ap 21.4, BJ).
4. Das seis pessoas mais envolvidas com o nascimento de Jesus, três eram idosos: Zacarias, Isabel (Lc 1.7) e Ana, a profetiza (Lc 2.36-38). É muito provável que Simeão, o homem que tomou nos braços o Senhor, fosse um idoso à espera da morte (Lc 2.25-32).
5. As Escrituras fazem questão de mencionar a idade daqueles que morrem em adiantada velhice.
Nota:
Artigo publicado originalmente na revista Ultimato 259 (julho-agosto/2009).
Leia mais
Uma sociedade para todas as idades
Salvação que embeleza
Confissão de um peregrino
***
A Bíblia e o idoso
Ao se referirem às pessoas de idade, as diferentes versões das Escrituras Sagradas usam um vocabulário enorme, desde o idoso, o ancião, “o bem velho”, “o muito velho”, o encanecido, o indivíduo de cabelos brancos e “os anciãos de venerandas cãs” (Jó 15.10, BJ) até as expressões mais generosas, como “o entrado em dias”, “o adiantado em anos” e “os avançados em idade”. A expressão moderna “terceira idade”, que já está sendo abandonada, não se usa nem uma vez.A Bíblia alimenta e estimula o respeito pelos mais velhos. Basta considerar os seguintes textos:
1. Uma das leis dadas a Israel por intermédio de Moisés diz: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e as tratem com todo o respeito” (Lv 19.32, BLH). Paulo, sem dúvida, tinha isso em mente quando instruiu a Timóteo: “Não repreendas asperamente ao homem idoso, mas exorta-o como se ele fosse seu pai” (1 Tm 5.1, NVI). Roboão não levou em consideração o conselho dos anciãos para diminuir a carga tributária e, então, provocou a divisão do reino de Israel, lá pelo ano 930 a.C. (1 Rs 12.1-15).
2. O tempo de serviço pesado dos levitas era só de 25 anos, dos 25 aos 50 anos de idade (Nm 8.24-26). A partir dessa aposentadoria compulsória, eles poderiam ajudar os mais novos no trabalho mais leve.
3. A esperança de uma longevidade feliz aparece aqui e acolá. Por intermédio do profeta Isaías: “Nunca mais morrerão ali [no novo céu e na nova terra] criancinhas de poucos dias; ninguém morrerá antes de ficar bem velho. Morrer aos cem anos será morrer moço, e não chegar aos cem anos será uma maldição. Vocês construirão casas e morarão nelas, farão plantações de uvas e beberão de seu vinho. Não construirão casas para outros morarem nelas nem farão plantações de uvas para outros beberem do seu vinho. O meu povo viverá muitos anos como as árvores, e todos terão o prazer de aproveitar as coisas que eles mesmos fizeram” (Is 65.20-22, BLH). Por intermédio do profeta Zacarias: “Os velhinhos e as velhinhas, com as suas bengalas na mão, vão se sentar nas praças de Jerusalém” (Zc 8.4, BLH). Por intermédio do apóstolo Paulo: “É preciso que Ele (o Senhor Jesus) reine, até que tenha posto todos os seus inimigos [todos os poderes hostis ao reino de Deus] debaixo dos seus pés” e “o último inimigo a ser destruído será a morte” (1 Co 15.25-26, BJ). Por intermédio do apóstolo João: “Ele [Deus] enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais” (Ap 21.4, BJ).
4. Das seis pessoas mais envolvidas com o nascimento de Jesus, três eram idosos: Zacarias, Isabel (Lc 1.7) e Ana, a profetiza (Lc 2.36-38). É muito provável que Simeão, o homem que tomou nos braços o Senhor, fosse um idoso à espera da morte (Lc 2.25-32).
5. As Escrituras fazem questão de mencionar a idade daqueles que morrem em adiantada velhice.
Nota:
Artigo publicado originalmente na revista Ultimato 259 (julho-agosto/2009).
Leia mais
Uma sociedade para todas as idades
Salvação que embeleza
Confissão de um peregrino
01 de outubro de 2013- Visualizações: 4889
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Quem são e o que querem os evangélicos na COP30
- Dicas para uma aula de EBD (parte 1): Planeje a aula e o seu preparo pessoal
- Homenagem – Márcio Schmidel (1968–2025)
- Ultimato na COP30
- Vaticano limita a devoção a Maria na Igreja Católica
- Com Jesus à mesa: partilha que gera o milagre
- Acessibilidade no Congresso Brasileiro de Missões (CBM) 2025
- Sociedade Bíblica do Brasil dá início ao Mês da Bíblia 2025
- Geração Z – o retorno da fé?
- Dicas para uma aula de EBD (parte 2): Mostre o que há de melhor no conteúdo
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Ultimato recebe o presidente da Christians in Science
Dose dupla
Vocare 2016: Ultimato vai!
Não existe autoestima sem o amor do Pai





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


