Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Vendo Deus na criança

Minha comunidade de fé é um grupo de 16 ou 17 crianças que vão a minha casa – elas me evangelizam e me humanizam. Eu me reúno com elas com a sensação de que elas vão me revelar Deus, não o contrário.

Todavia, não podemos correr o risco de transformar a criança em uma revelação absoluta – o erro que a Teologia da Libertação cometeu em relação ao pobre. O que apresento aqui não são apontamentos. Antes, são rabiscos mal elaborados.

Minha primeira observação é que temos uma cosmovisão de adultos querendo falar de crianças. Não obstante, há que se observar que a criança é uma concentração de teologia. Quando pensamos em perfeito louvor, pensamos em liturgia. Mas o Salmo 8 fala de crianças que ainda não falam. A criança anuncia a glória de Deus sem palavras. Não é uma manifestaçao baseada na oralidade.

A criança é um projeto da encarnação. A criança é um projeto da imagem e semelhança de Deus em um modelo mais original. A criança aprende enquanto brinca. Nós aprendemos trabalhando, usando nossa racionalidade. Criança se preocupa mais com relacionamentos, afetividade. Criança interpreta cenários, fisionomias e depois expressa, ou acolhimento ou rejeição.

Este é um trecho do capítulo escrito por Carlos Queiroz para o livro A Criança – Olhares e Pensamentos: contribuições para uma teologia da criança (no prelo). O livro reúne mais de 25 artigos de vários autores evangélicos com seus olhares centrados na criança. É um projeto em andamento da Rede Mãos Dadas em parceria com a Editora Ultimato e a Visão Mundial.


• Este é o tema da Experiência Compartilhada do dia 01 de agosto, às 14 horas, no Ultimato 40 anos – Encontro de Amigos. Os expositores serão Carlos Queiroz (diretor executivo da Visão Mundial) e Lissânder Dias (coordenador executivo da Rede Mãos Dadas).

Ultimato 40 anos — Encontro de Amigos
31 de julho a 02 de agosto
Viçosa – MG
Confira a programação e faça sua inscrição: www.ultimato.com.br/40anos

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.