Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

No amor eu reconstruo o próximo e a mim mesmo

"O amor é uma afirmação de si na afirmada intimidade do outro" (Juan Cruz Cruz)

O amor na tradição cristã é sempre uma via de duas mãos. Nunca estamos sozinhos no amar. Não existe amor solitário, nem existe algo como que um lugar onde os efeitos de quem sou não causem impacto.

Tudo no universo de Deus foi feito para refletir a trindade. Ela é uma fusão de intimidades que mantém a liberdade das pessoas envolvidas.

Tudo o que é criado é um reflexo de tal intimidade e existe para promovê-la entre os seres humanos. Tudo no universo é intimista. Tudo no universo chama à comunhão, à intimidade, ao amor.

Tudo o que existe é relacional. Simplesmente não há nada criado que não faça sentido, que não tenha seu propósito. Se existisse algo assim, poderíamos dizer que esse algo tem personalidade própria. Mas nada do que existe tem sua substância própria, tudo o que existe é derivado. É criado. Só Deus é o criador em quem todas as coisas fluem e existem (Cl 1.15-17, At 17.28).

Se assim, o amor é sempre um afetar. Quando amo afeto ao outro, mas como tudo o que é criado é interpenetrável, no ato de amar afeto a mim mesmo.

Se vivo a vida sem cuidados para com tudo o que existe, eu a mim mesmo relativizo. Eu a mim mesmo desconstruo. Eu a mim mesmo degrado.

A história da salvação em Cristo Jesus é uma história que refaz as coisas em seu sentido original, puro, alegre, saudável e altamente prazeroso.

O amor é um ato de construção, que vai contra nossa tendência destruidora. É um ato que valoriza o outro, é um refazer o outro à imagem de Deus, ao mesmo tempo em que me refaço.

Por isso o Apóstolo João dizia que não existe amor a Deus sem amor ao irmão. Porque, quando estamos em Deus, construímos e somos construídos no novo. Viver isso é refleti-lo; é curar. 
São Paulo - SP
Textos publicados: 15 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.