Palavra do leitor
28 de setembro de 2026- Visualizações: 23
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Reflexão. Nárnia e o Leão Andrógino
"Uma obra menor, com uma releitura menor ainda."
Nárnia, embora eu não seja um grande apreciador, é um clássico. Considero-a uma obra menor* quando comparada as obras primas como O Senhor dos Anéis ou a O Peregrino, e aos respectivos universos que os autores construíram. Isso, porém, não diminui sua importância histórica nem dá licença para que uma releitura cinematográfica trate sua identidade e enredo como matéria-prima descartável.
E faço uma ressalva importante: considero Meryl Streep a melhor atriz de sua geração. Justamente por isso, a escolha dela não é o problema. O problema está no que estão fazendo com Aslan e com a identidade simbólica do personagem.
Aslan não é apenas um animal falante. Ele carrega uma construção imagética, literária e teológica cuidadosamente elaborada por C. S. Lewis. Sua presença, sua linguagem, sua majestade e sua representação possuem uma função dentro da arquitetura simbólica de Nárnia.
Então surgem as perguntas inevitáveis: escamas, pelos e penas? Coloridos? Aslan contendo toda a diversidade? Voz de mulher? Faltaram apenas as lantejoulas e purpurina!
A ironia é justamente essa: quando uma obra precisa ser continuamente remodelada para acomodar uma agenda estética, cultural ou ideológica contemporânea, corre-se o risco de deixar de existir aquilo que tornava aquela obra singular. Uma adaptação pode interpretar; pode atualizar a linguagem cinematográfica; pode acrescentar elementos; pode até discordar de determinados aspectos do texto. Mas existe uma diferença entre (re-)interpretar uma obra e utilizar o prestígio dela como veículo para outra mensagem.
Desrespeitar a obra original de Lewis é um absurdo completo. Se querem esta temática, criem os seus personagens e sua ficção própria. Não sejam ladrões simbólicos.
Há algo intelectualmente mais honesto na criação do que na apropriação. Se alguém deseja construir uma fantasia em que animais antropomórficos representem uma diversidade específica, em que a identidade dos personagens seja deliberadamente reconstruída ou em que os símbolos tradicionais sejam ressignificados, há liberdade criativa para fazê-lo. Criem seus próprios mundos. Criem seus próprios personagens. Criem sua própria mitologia.
Esta versão de Nárnia terá muito sobre a diretora Greta Gerwig e David Bowie e muito pouco sobre C.S.Lewis, seus valores e ideias e o seu universo ficcional.
* As minhas críticas ao universo de Nárnia, em nada diminuem a importância teológica e literária de Lewis, apenas expressam uma percepção estética pessoal, sobre a mistura excessiva de elementos, e o tratamento apressado ao material mitológico, e a sua alegoria cristã, na minha perspectiva literária, inferior (Tolkien pensava o mesmo.). Outras obras do mesmo autor, porém considero de forma diversa.
Nárnia, embora eu não seja um grande apreciador, é um clássico. Considero-a uma obra menor* quando comparada as obras primas como O Senhor dos Anéis ou a O Peregrino, e aos respectivos universos que os autores construíram. Isso, porém, não diminui sua importância histórica nem dá licença para que uma releitura cinematográfica trate sua identidade e enredo como matéria-prima descartável.
E faço uma ressalva importante: considero Meryl Streep a melhor atriz de sua geração. Justamente por isso, a escolha dela não é o problema. O problema está no que estão fazendo com Aslan e com a identidade simbólica do personagem.
Aslan não é apenas um animal falante. Ele carrega uma construção imagética, literária e teológica cuidadosamente elaborada por C. S. Lewis. Sua presença, sua linguagem, sua majestade e sua representação possuem uma função dentro da arquitetura simbólica de Nárnia.
Então surgem as perguntas inevitáveis: escamas, pelos e penas? Coloridos? Aslan contendo toda a diversidade? Voz de mulher? Faltaram apenas as lantejoulas e purpurina!
A ironia é justamente essa: quando uma obra precisa ser continuamente remodelada para acomodar uma agenda estética, cultural ou ideológica contemporânea, corre-se o risco de deixar de existir aquilo que tornava aquela obra singular. Uma adaptação pode interpretar; pode atualizar a linguagem cinematográfica; pode acrescentar elementos; pode até discordar de determinados aspectos do texto. Mas existe uma diferença entre (re-)interpretar uma obra e utilizar o prestígio dela como veículo para outra mensagem.
Desrespeitar a obra original de Lewis é um absurdo completo. Se querem esta temática, criem os seus personagens e sua ficção própria. Não sejam ladrões simbólicos.
Há algo intelectualmente mais honesto na criação do que na apropriação. Se alguém deseja construir uma fantasia em que animais antropomórficos representem uma diversidade específica, em que a identidade dos personagens seja deliberadamente reconstruída ou em que os símbolos tradicionais sejam ressignificados, há liberdade criativa para fazê-lo. Criem seus próprios mundos. Criem seus próprios personagens. Criem sua própria mitologia.
Esta versão de Nárnia terá muito sobre a diretora Greta Gerwig e David Bowie e muito pouco sobre C.S.Lewis, seus valores e ideias e o seu universo ficcional.
* As minhas críticas ao universo de Nárnia, em nada diminuem a importância teológica e literária de Lewis, apenas expressam uma percepção estética pessoal, sobre a mistura excessiva de elementos, e o tratamento apressado ao material mitológico, e a sua alegoria cristã, na minha perspectiva literária, inferior (Tolkien pensava o mesmo.). Outras obras do mesmo autor, porém considero de forma diversa.
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.
28 de setembro de 2026- Visualizações: 23
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.
Ultimato quer falar com você.
A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.
PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.

Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Revista Ultimato
- +lidos
- +comentados
- Luz na política
- O que Anitta revela sobre o mercado gospel
- Aceitar a Jesus
- Sete livros que viraram a chave na minha caminhada cristã
- A questão das murmurações
- A cosmovisão cristã versus a cosmovisão de Sigmund Freud e da psicanálise
- Esboço para o Epitáfio de um Pecador
- O chamado bíblico e o antissistema
- A narrativa do Impeachment
- A metamorfose humana
(31)3611 8500
(31)99437 0043






