Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Tripas / tri-Paz -- 44: Natal?... E Palavras!!!...

Natal/NATAL/N-A-T-A-L-...

Há, até, o “natal”/deturpação-demonológico – um “carnatal”! –, e o natal/movimentação-sociológico, com todos seus desdobramentos, alguns aceitáveis, mas, a maioria inaceitável!!! Ainda bem que há os 3 seguintes.

1- O Natal/comemoração-bibliológico:
§ O Natal ou Nascimento de Jesus tem sido escrito com N-maiúscula, pela língua Portuguesa, mais pela comemoração. Que bom que esta tem esse destaque. Penso que a Igreja de Cristo, em suas várias e variadas denominações, ao invés de ficar, só, lamentando o que tem sido feito de deturpação do Natal, deve aproveitar, pegando carona na sua comemoração, fazendo-o de forma bíblica. O bispo-primaz Roberto MacLister, da Igreja da Nova Vida, onde Edir Macedo Bezerra e Romildo Ribeiro Soares passaram, mas, não tão voltado para o lado financeiro como seus ex-discípulos, escrevendo da chamada semana santa, propôs que a Igreja deveria aproveitá-la como o faz com o Natal... mas-MAIS, digo que, do Natal, a Igreja de Cristo pode – e DEVE – aproveitá-lo. Claro que fugindo do frenesi e de tudo que faz do Natal u´a época estressante e, até, depressiva, pois o natal-comercialização mercadológico está mandando no pedaço desse bolo de aniversário.
§ Se o Natal, como vimos, tem sido escrito com o 1º caráter em maiúsculo, pelas razões praticadas e expostas, todavia isso deveria sê-lo, mais, pela sua historicidade. Podemos ecoar a palavra paulina, na sua primeira epístola a Timóteo, capítulo 1, versículo 15a – “Fiel é a palavra e digna de toda a aceitação” –. Ou seja, por extensão, toda a Bíblia é certa, e, portanto, nela podemos confiar.
§ Isto é fundamental – isto é a palavra que eu queria usar (não seria a isso!) mesmo (!!), pois o fundamental é saber que a história do Natal tem veracidade e confiabilidade (!!!), não é uma lenda uma estória de papai Noel; pelo contrário, Natal é a História do Papai de Noé, Daniel e tantos outros... – A Bíblia é história verdadeira! Ah!!... o 2º domingo dezembrino, foi a sua data comemorativa!!!...

2- O Natal/significação-teológico:
§ Se Natal como comemoração merece a letra inicial maiúscula, sobretudo por quê é fato e data históricos que viraram data comemorativa, há o Natal com todas as letras maiúsculas, pois há a significação teológica. Paulo, na 1ª a Timóteo 1.15b escreveu – depois dos nossos dois pontos – “que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores”. O anjo anunciara aos pastores: “[...] eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria [...]: / é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2.10b-11). Deus-Pai mandou Seu Filho Unigênito (Jo 3.16), primogênito de Maria (Lc 2.7 in fine), que Se tornou Primogênito de Deus (Cl 1.18b), para nós entrarmos no maior-e-MELHOR programa de adoção, ou, filhos adotivos de Deus (Rm 8.14-16).
§ Até a Igreja e seus pregadores, e seus teatros e corais, e, cultos e cantatas, estão fal(h)ando, mais, de confraternização, e de outras “coisitas” no Natal, esquecendo-se de fazer uma evangelização eficaz, até por quê o tema Natal tem um assunto de evangelismo eficiente.
§ Isto tudo é central – Cristo nasceu como Salvador, Ele veio para salvar os pecadores! –. A Igreja, embalada e enrolada pela mídia, deixa de passar a significação teológica do Natal! Perde uma “senhora” oportunidade de falar do Seu SENHOR!!!

3- O Natal-experimentação-soteriológico:
§ Há o Natal que deve ser escrito com todas as letras maiúsculas, e, ainda, em negrito – no título saiu N-A-T-A-L- por que não sei como ficar negritado –. Esse Natal é Cristo nascendo em nós. Permitam-me repetir o que escrevi, antes, num periódico secularizado: “Todos sabem que o Natal é a comemoração do natal ou nascimento de Jesus! Quantos sabem que o Jesus que nasceu no chão de Belém é o Cristo que nasce no coração de alguém? O compositor e engenheiro aeronáutico, de família ucraniana, Wolodymir Boruszewski, Wolô, escreveu: ´No Natal, a gente, sempre, agradece / por Jesus ter nascido em Belém; / mas, nem, sempre, se lembra na prece / que Ele nasce na gente, também´”.
§ Vimos que “O 1º anúncio do Evangelho, em 1º/4/5, da era cristã, foi: ´é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.´ (Lc 2.11). – ´hoje vos nasceu”, nasceu-vos, nasceu para vocês... e para mim...". Deixo o que escrevi noutro semanário para completar que, na 1ª a Timóteo 1.15c – tratando de pecadores” –, Paulo afirmou “dos quais eu sou o principal.” Não era um classificação do pecador “top” do mundo, mas-MAIS, um sentimento comum que cada um de per si deve ter! – e que tem quem experimenta a Salvação!!! (Sl 34.8a; 1 Pe 2.3).
§ O mais importante em todo o Natal e em todo dias do ano é o N-A-T-A-L- de Cristo nascendo em corações.

Abandonemos o “natal” e muito do natal. Fixemos no Natal, busquemos entender o NATAL, e façamos com que, nestes dias e sempre, muito do N-A-T-A-L- aconteça no Brasil e em todo mundo! Independente dos tele-evangelistas, sejamos TEO-evangelistas desses natais positivos!!!...

(Tripas/tri-Paz - 374).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta