Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Artigo publicado em resposta a Natal/NATAL/N-A-T-A-L-...

O Sentido do Natal!

Co-Leitor ou/e co-Autor, o grande compositor Ralph Carmichael (* 28/5/1927) escreveu o cântico “He´s Everything to Me”, traduzido por Pr.-Dr. Carlos Osvaldo Cardoso Pinto (†15/10/2014), como o famoso “Nas Estrelas”.

1 - HISTORICIDADE – § Um fragmento lindo dessa linda canção em tela é “Eu sei o sentido do Natal, / pois na história tem o seu lugar. / Cristo veio para nos salvar. / O que ele é pra mim?”. A 1.ª linha – “Eu sei o sentido do Natal” – é o nosso tema, de hoje, sendo que as 3 outras linhas serão pensadas, ponto à ponto; neste 1.º dos 3 pontos, veremos a 1.ª linha (...), e, a 1.ª das 3 outras linhas, logo: “Eu sei o sentido do Natal, pois na história tem o seu lugar”. § O Natal tem sentido, primeiramente, pelo seu fator de historicidade. Muitos que comemoram o Natal fazem-no na convicção de que o que é comemorado, ou que se pensa que é comemorado, é algo que aconteceu mesmo. Deus usou o médico e historiador Lucas para narrar o Evangelho (como é sabido é uma das 4 narrativas!), e, no prólogo dessa narrativa, e na da 1ª história da Igreja, “Atos dos Apóstolos”, ele mostra a seriedade de sua pesquisa como “acurada investigação de tudo desde a sua origem”, tendo, por isso feito “uma exposição em ordem”, e, para ISTO: “para que tenhas plena certeza das verdades em que fostes instruído” (respectivamente, Lc 1.3, 3, e 4!!!). No prólogo à segunda narrativa lucana (não do Evangelho de Cristo segundo Lucas, mas dos atos apostólicos narrados por ele), o médico Lucas mostra “muitas provas incontestáveis” (At 1.3a). Gosto de ler assunto assim em Frederick Fyvie Bruce (*12/10/1910 †11/9/1990), conhecido como F.F. Bruce, e, inclusive, através do livro “New Testament Documents: Are They Reliable?”, cuja edição em Português é “Merece confiança o Novo Testamento?”, “considerada um clássico na área de apologética cristã”, como, respectivamente, informa-nos e afirma a Wikipédia, atualizada à zero hora e 12 minutos de 12 setembrino deste ano... aliás, conheço F.F. Bruce mais por esse seu volume. Só isso e ESTE se tornaram suficientes para Bruce ser um referencial para mim, e, certamente, para muitos. § Então, o nascimento de Jesus não é um dogma inventado, mas, uma fato consumado e comprovado.

2 - SUPERIORIDADE – § O grande compositor Ralph Carmichael, que preparou muitas trilhas sonoras de filmes da Associação Evangelística Billy Graham, desenvolvendo o “tema” (!) “Eu sei o sentido do Natal”, traz o miolo, ou melhor, o melhor pedaço – “Cristo veio para nos salvar” – ! Ainda o grande historiador Lucas, ao narrar a 1.ª propaganda do nascimento de Jesus, num rincão palestino, bem depois do horário nobre, digo, bem antes, pois, respectivamente, não foi nas altas horas, mas, em alta madrugada, sim, o evangelista Lucas narrou as palavras angelicais: “eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.”. § Alguém disse que sua irmã dissera que não sabia por quê ela gostava do miolo da melancia! Que descoberta!! Melão e melancia são bons se são mel...ancia e mel...ão!!! E o miolo da melancia fá-la (penso!) melhor que o mel-ão!... mas-MAIS, o miolo do Natal é ter nascido “o Salvador, que é Cristo, o Senhor”! § Cristo continuará sendo o Senhor e Salvador, independente de pessoas aceitarem-nO, ou não. Mas, quem não aceita a Cristo como Senhor e Salvador é que/m está perdendo o melhor do Natal, ou a nata do Natal.

3 - ATUALIDADE – § O completo músico Carmichael, ainda, escreveu “Eu sei o sentido do Natal [...] / O que ele é pra mim?”. § Eis a pergunta entre as mais importantes – se não a mais! – para você ou/e pessoas com quem você se encontrar!!! § Quem tem ou tiver a resposta positiva nesta vida que Jesus Cristo é para ele Senhor e Salvador, está tendo o Natal – digamos! – atualizado!! Ou melhor: A nata do Natal!

O cântico mirado mostra Deus não só Superior, mas-MAIS como Alguém experimentável e experimentado! Só Ele em Cristo traz o sentido do Natal!! Decidir-se por Cristo é ter o melhor Natal, Co-Autor e/ou co-Leitor!

(Tripas/tri-Paz – 554 / artigo 124).
Governador Valadares - MG
Textos publicados: 126 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta