Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Terra que mana leite e mel

Meio ambiente
Por Marcelo Renan D. Santos

Pelo menos vinte vezes a expressão “terra que mana leite e mel” aparece na Bíblia referindo-se à terra prometida.
O leite pode significar que a terra seria fértil, cultivável, onde se poderia criar o gado e ter abundância de alimento. O mel, que é um produto extraído diretamente da natureza, pode representar o meio ambiente equilibrado que fornece as condições para que se possa usufruir dos recursos naturais e desfrutar do bem-estar que só a natureza pode prover.

Os tempos mudaram. Parece que o mel e o que ele representa não é mais importante, como também não é importante o meio ambiente equilibrado, afinal as abelhas estão sendo dizimadas em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil. A causa é o uso de pesticidas nas plantações. Enquanto os países desenvolvidos banem o uso de diversos agrotóxicos, o Brasil bate recordes de liberação do uso de substâncias consideradas muito perigosas. Além disso, o país altera a legislação facilitando a aprovação de novos venenos.

O que as abelhas têm de tão especial? Além do mel, elas fazem a polinização das plantas, permitindo que elas deem frutos. Sem a polinização as plantas não se reproduzem. Incluem-se aí as plantas que comemos, como por exemplo o feijão. Não parece contraditório que as pessoas matem os insetos dos quais dependem para produzir? Sim, mas isso não importa. O que importa mesmo é a balança comercial. Assim seguimos nos distanciando cada vez mais de algo semelhante à terra prometida e nos aprofundamos cada vez mais na jornada rumo ao deserto da humanidade. Mas ainda podemos fazer boas escolhas. Para começar, podemos escolher produtos orgânicos. Assim teremos alimentos mais saudáveis no prato e valorizamos os produtores que também fizeram a boa escolha.
 
Notícia originalmente publicada na edição 377 de Ultimato.

Leia mais:
» Meio ambiente no Brasil: um círculo vicioso
» O cuidado com a criação: Ultimato e meio ambiente

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.