Prateleira
21 de dezembro de 2007- Visualizações: 6714
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Respostas ao Natal
Com exclusividade “Prateleira” traz para você neste Natal uma meditação diária do mais novo devocionário da Editora Ultimato: A Bíblia Toda, o Ano Todo -- Meditações Diárias de Gênesis a Apocalipse, de John Stott. O cântico de Simeão
“Meus olhos já viram a tua salvação... luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo” (Lc 2.30,32).
Hoje seremos apresentados a esse homem piedoso, chamado Simeão. Ele aguardava ansiosamente o Messias, e Deus lhe disse que ele não morreria antes de vê-lo. Movido pelo Espírito Santo, ele entrou no pátio do templo no momento exato em que José e Maria chegavam ali com seu filho de oito dias. Foi um exemplo maravilhoso de sincronização divina.
Naquele instante, Simeão teve discernimento espiritual para reconhecer Jesus. Ele o tomou nos braços, não instintivamente, para dar-lhe um abraço, mas como um gesto simbólico de reconhecimento, que ele deixou evidente em seu cântico: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo” (Lc 2.29).
Primeiramente, Simeão viu Jesus como a salvação de Deus. O que seus olhos tinham visto foi o filho de Maria; o que ele disse ter visto foi a salvação de Deus, o Messias que Deus havia enviado para nos libertar da pena e da prisão do pecado.
Em segundo lugar, Simeão viu Jesus como a luz do mundo, que iluminaria as nações e traria glória a Israel. Conscientemente ou não, ele ecoou Isaías 49.6, um versículo que mais tarde teve um importante papel na teologia missionária de Paulo.
Em terceiro lugar, Simeão viu Jesus como um motivo de divisão, uma rocha que seria tropeço para alguns e edificação para outros. Ele faria com que alguns se erguessem e que outros caíssem. Diante de Jesus, a neutralidade é impossível.
A história de Simeão é uma lição acerca da nossa condição espiritual. Que Deus nos conceda o discernimento para vermos, sob a superfície das aparências, a realidade de Jesus Cristo!
Leia um trecho e conheça A Bíblia Toda, o Ano Todo.
É jornalista e assistente editorial da Ultimato.
- Textos publicados: 31 [ver]
21 de dezembro de 2007- Visualizações: 6714
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Prateleira
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Faltam poucos dias para o DIP 2026. Participe com sua igreja!
- Pesquisa investiga saúde mental dos pastores evangélicos brasileiros
- Louvor, uma resposta bíblico-teológica sobre a adoração comunitária
- “Teologia da Mesa" propõe redescobrir a teologia da vida cotidiana
- Persevere
- Oportunidades para junho de 2026
- A tentação de não amar quem discorda das minhas opiniões políticas
- Vem aí o 23º Congresso Nacional CPPC
- A ceia de todas as tribos: arte, missão e a Palavra traduzida
- Educação de qualidade é tema da próxima live do grupo Ethica, Sola Gratia
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Humildade, integridade e simplicidade
Qual o próximo passo para cumprir minha vocação?
Dois sermões de Páscoa
O Darwinismo tornou-se maior que Darwin?






