Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Religião e política? Pergunte ao Paul Freston

A complexa relação entre a religião e política é o alvo da reflexão do sociólogo Paul Freston no livro com provocativo título Religião e Política, sim; Igreja e Estado, não. Lançado em 2006, ele está na terceira impressão (é a centésima publicação da Editora Ultimato).
 
Quando falamos do contexto evangélico, a Igreja assume formas ainda mais difíceis de entender. Num terreno tão arenoso como este, cheio de armadilhas, é sempre bom ouvir palavras sensatas como as de Freston:
 
“Se alguém me pergunta se confio em algum político evangélico, respondo que não. Aliás, biblicamente, não devemos confiar nos príncipes, mesmo que sejam evangélicos e tenhamos ajudado a colocá-los no poder. É por termos um ensino superficial do pecado que nos damos mal politicamente e criamos ídolos que depois nos desapontam”.
 
“Podemos não concordar com as políticas deste ou daquele candidato e até achar que sua conversão foi oportunista, mas não devemos combatê-lo de tal forma a deslegitimar a razão da nossa própria participação política. A política não deve ser meio de fortalecer uma religião em detrimento de outras, mas dizer que a religião em si nada tem a ver com a conduta da política é lógica e historicamente falso”
 
“Deixemos que cada um se utilize da religião como quiser – é melhor do que criar um ambiente em que ninguém pode falar sobre religião em praça pública”.
 
Paul Freston também fala em seu livro sobre a participação dos evangélicos nas eleições de 1989, 1994, 1998 e 2002, além do problema da corrupção na política – algum infelizmente ainda muito atual. Obviamente que o assunto dá bastante pano para a manga. E aqui vai uma ótima oportunidade para continuar a conversa iniciada pelo livro. No próximo dia 05 (sábado), Freston vai liderar um debate teológico na FLIC (Feira Literária Internacional Cristã), com o nome “Religião e Política, sim; Igreja e Estado, não”, no Auditório A, do Centro de Eventos São Luís, próximo à Av. Paulista, em São Paulo, SP. O debate começará às 18h e deve durar uma hora e meia.

Pergunte ao Paul Freston
Você pode participar do debate mesmo que não possa ir. Envie suas perguntas para o Paul Freston pelo nosso e-mail: ultimatoonline@ultimato.com.br. Elas serão encaminhadas a ele na hora do debate.

Leia mais

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.