Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

O início da classe Vespertina no Brasil

Nos idos de 1924, um enxame de crianças maltrapilhas, descalças, despenteadas, em plena rua, entregava-se a toda sorte de travessuras, que muito perturbavam o andamento da Escola Dominical da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo. Quase todas moravam nos porões e cortiços ao redor do templo, na Rua Helvetia.

O superintendente da Escola era o Dr. Eliezer dos Santos Saraiva (imagem), alto funcionário do Observatório Astronômico e filho do notável latinista hebraísta Francisco Rodrigues dos Santos Saraiva, ex-padre.

Eliezer percebeu que as crianças perturbavam de fato, mas ao mesmo tempo lançavam um desafio à Igreja: Também nós, e muito mais nós, precisamos aprender a religião de Cristo. Onde está a nossa classe?

O desafio foi aceito e Eliezer organizou uma classe especializada que funcionava aos domingos à tarde, com cânticos religiosos e cívicos, marchas e exercícios físicos, histórias bíblicas e lições objetivas. Quarenta alunos foram matriculados.

A classe recebeu o nome de Vespertina e foi inaugurada há 94 anos, no dia 6 de abril de 1924. O Dr. Eliezer dos Santos Saraiva foi o promotor das primeiras Escolas Dominicais do Brasil.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.