Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Organizações evangélicas cancelam eventos por causa do coronavírus

Notícia atualizada em 23/3, às 11 horas.
Por Phelipe Reis

A pandemia no novo conoravírus (Covid-19) levou o governo federal, estados e municípios a adotarem diversas medidas para conter a disseminação do vírus no país. Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde de segunda-feira, 16/03, já são 234 casos confirmados no Brasil.

Diante da situação, várias organizações cristãs e igrejas estão cancelando cultos, reuniões e eventos para evitar aglomerações de pessoas. A Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas), a Missão Juvep, o Cadi, a Rádio Transmundial e o Ministério Vida Radiante cancelaram ou decidiram adiar seus eventos.

A Conferência Cadi 2020, prevista para acontecer nos dias 3 e 4 de abril, em São Paulo, foi cancelada. O comunicado oficial diz que a equipe de coordenação lamenta os problemas a partir da disseminação do vírus e que se une à sociedade na efetivação das ações preventivas. O cancelamento seguiu orientações do Ministério da Saúde e uma nova data para evento será definida para o segundo semestre de 2020.

A Renas cancelou a Reunião de Filiadas que aconteceria nos dias 24 e 25 de abril, em Brasília. Em nota publicada na página oficial da Renas no Facebook, a entidade explica que acatou o decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado no dia 11 de março. Renas informou que fará o ressarcimento do valor da inscrição integralmente, sem as taxas, e pediu que todas as organizações filiadas fiquem alertas para as medidas de prevenção.

A Missão Juvep também cancelou o Congresso Juvep 2020 e já anunciou a data para o congresso do próximo ano. “Neste momento de crise mundial preferimos optar pela prudência e não expor os nossos congressistas, preletores e equipe. Desde já convidamos a todos para participarem do Congresso Juvep 2021 que ocorrerá de 31 de março a 3 de abril, se Deus permitir.”, informou a nota publicada na página oficial da entidade no Facebook.

O coordenador geral do Congresso Vida Radiante, pastor Gilton Medeiros, comunicou o adiamento do 18º Congresso da Terceira Idade Vida Radiante, que aconteceria no período de 24 a 27 de março. A coordenação está definindo uma nova data para o evento.

A Sepal emitiu um comunicado, dia 18/03, informando que o Encontro Sepal 2020 foi adiado. O evento que estava marcado para acontecer entre 12 e 15 de maio, em Águas de Lindoia, São Paulo, teve a data transferida para o período de 22 a 25 de setembro de 2020. O local permanece o mesmo. A coordenação do evento explica que a decisão segue as recomendações das autoridades e que está contatando os preletores convidados para confirmar os nomes que estarão na nova data.

As igrejas e o coronavírus

Na Alemanha uma igreja foi identificada no início de março como uma importante fonte de contaminação pelo coronavírus, noticiou o UOL. Segundo as informações, o Covid-19 se espalhou do norte da França para a Córsega e Guiana Francesa, depois que mais de 2.000 pessoas vindas de toda a França, inclusive do exterior e de países vizinhos como Suíça, Bélgica e Alemanha, reuniram-se em um evento de jejum e oração nesta igreja, no período de 17 a 24 de fevereiro.

O presidente da Associação Brasileira de Missões Transculturais, Paulo Feniman, diz que é a hora de descobrir o real sentindo de ser Igreja. “Nas próximas semanas a igreja que tanto estamos acostumados se transformará em milhares de pequenas igrejas nos lares, onde Cristo será evidenciado de forma simples, singela e quem sabe ainda mais próxima aos nossos vizinhos e amigos.”, comentou Feniman em suas redes sociais.

O teólogo e pastor Ed René Kivitz, colunista da revista Ultimato, advertiu aqueles que não estão levando a sério as medidas protetivas. “Aprendi que devemos dar passos de fé, mas por vezes a fé recomenda um passo de bom senso. Quando os ventos são contrários, fique no porto, não se arrisque sob pretexto de fé. Isso não é fé, é arrogância, é colocar Deus à prova (Mateus 4.7; Deuteronômio 6.16).”, escreveu Kivitz ao Coletivo Bereia.

Até a última segunda-feira, 16/03, haviam sido contabilizadas 7.074 mortes e 170 mil casos confirmados no mundo todo. Na Itália a situação é preocupante, 368 pessoas morreram por causa do vírus no período de 24 horas. Na América do Sul, Argentina, Chile, Paraguai e Colômbia fecharam suas fronteiras por 15 dias.
» Comunicado da SEPAL

Notas
» Evento fechado em igreja evangélica espalha coronavírus por toda a França | UOL notícias
» Artigo de Ed Rene Kivitz publicado no site do Coletivo Bereia
» Publicação do Paulo Feniman
» Comunicado do Cadi
» Comunicado da Renas
» Comunicado da Juvep
» Comunicado da SEPAL

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.