Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Julho Sem Plástico: como a igreja pode ajudar a reduzir a poluição plástica

Por Phelipe Reis

A poluição por resíduos plásticos é uma questão urgente e afeta, especialmente, populações de nações mais pobres. Em apenas seis países, a Coca-Cola, Nestlé, PepsiCo e Unilever geram poluição plástica suficiente para cobrir 83 campos de futebol por dia. A situação é tão grave que microplásticos já foram encontrados no leite materno e no sangue humano.
 
Para mudar essa realidade, o movimento global Julho Sem Plástico convida as pessoas para repensarem e mudarem seus hábitos de consumo no sentido de contribuírem para a solução da poluição plástica no mundo. No Brasil, o movimento ambiental cristão Renovar Nosso Mundo e a Tearfund querem envolver as igrejas evangélicas neste desafio, como uma oportunidade para a prática da mordomia ambiental.
 
Uma das maneiras de participar da campanha é por meio da cartela com dezesseis desafios que vão ajudar as pessoas a reduzirem o uso de plástico no seu dia-a-dia. A proposta é que ao longo do mês de julho a pessoa tente realizar o máximo possível de desafios e, assim, consiga mudanças de longo prazo em seu estilo de vida. Veja alguns dos desafios:
 
1. Passar um dia sem usar plástico;
2. Usar sua xícara de café reutilizável;
3. Trocar permanente um artigo de plástico descartável por um reutilizável;
4. Recusar nos comércios as sacolas plásticas por uma semana;
5. Fazer uma caminhada recolhendo os resíduos que encontrar;
6. Usar sua garrafa reutilizável de água;
7. Orar pelas pessoas mais afetadas pela crise dos resíduos plásticos;
8. Experimentar usar saco de papel nas lixeiras por uma semana;
9. Organizar um evento de coleta de resíduos na sua igreja;
10. Comprar frutas e legumes sem embalagens de plástico por uma semana.
 
Ao realizarem os desafios, as pessoas podem publicar em suas redes sociais usando as hashtags #RNMJulhoSemPlástico e #TearfundPlasticFreeJuly, para que mais pessoas sejam influenciadas a conhecer e participar do Julho Sem Plástico.
 
Sobre o movimento Renovar Nosso Mundo

Renovar Nosso Mundo é um movimento global de cristãos e cristãs com o objetivo de informar, capacitar, mobilizar e engajar a igreja local por meio de ações e parcerias, que visam combater a degradação do meio ambiente, a redução dos meios de subsistência, e consequentemente a pobreza. Para mais informações, acesse o site ou siga nas redes sociais: Instagram, Facebook e Twitter.

REVISTA ULTIMATO | MAMOM VERSUS DEUS
 
Ao todo, Jesus contou 38 parábolas. Mais de um terço delas trata de assuntos ligados a posses e riquezas. Há cerca de quinhentos versículos sobre oração na Bíblia. Sobre dinheiro e posses são mais de 2.300.
 
As Escrituras se ocupam desse assunto porque ele é crucial para a fé. Trata-se de onde colocamos nossos afetos e a quem seguimos. Jesus adverte: “Onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mt 6.21).

É disso que trata a matéria de capa da edição 402 da Revista Ultimato. Para assinar, clique aqui.

Saiba mais:
» No princípio criou Deus..., edição 378 de Ultimato
É natural do Amazonas, casado com Luíze e pai da Elis e do Joaquim. Graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestre em Missiologia no Centro Evangélico de Missões (CEM). É missionário e colaborador do Portal Ultimato.
  • Textos publicados: 185 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.