Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Ecos de Schaeffer

Começa hoje à noite (dia 14) e vai até quarta-feira (dia 16) o 3º Congresso Internacional de Religião, Teologia e Igreja, organizado pela Chancelaria da Universidade Mackenzie, em São Paulo, SP. O tema principal é “Cristianismo e Cultura”.

Nas palavras do Rev. Augustus Nicodemos, chanceler da universidade, “com o crescimento global do cristianismo, seu relacionamento com as culturas nas quais ele se insere se torna objeto de discussão cada vez mais intensa, não somente da parte dos cristãos e teólogos, como também dos sociólogos, antropólogos, críticos e do público em geral”.

Há muitas encruzilhadas quando colocamos cristianismo e cultura na mesma mesa de reflexão. Mas também pode haver muitos (re)encontros importantes, que dão mais sentido - ou até ressuscite - à mensagem cristã aos ouvidos do indivíduo contemporâneo.

Para discutir um tema tão relevante, os principais palestrantes do congresso bebem inevitavelmente na fonte de Francis Schaeffer, um dos pensadores cristãos mais influentes do século 20. Ele fundou a comunidade L’Abri na Suíça, ministério de alcance internacional, e escreveu diversos livros, entre eles, “A Morte da Razão” e A Arte e a Bíblia.

Nancy Pearcey, a principal palestrante, tem disseminado uma cosmovisão cristã despertada em sua juventude quando passou um período com Schaeffer, no Instituto L’Abri. Ela é uma renomada educadora e autora de livros e artigos publicados nos mais importantes jornais dos Estados Unidos e do mundo. Atualmente Pearcey está ligada ao “Discovery Institute” e ao “Rivendell Sanctuary”, uma organização que prepara jovens egressos do ensino médio com uma cosmovisão cristã para adentrar o contexto universitário. No 3º Congresso, ela fará quatro palestras: “Estratégias para Cristãos numa Era de Secularismo Global” e “Sexo, Mentiras, e Secularismo”, “O Que Aconteceu com a Mente Cristã?” e “Apologética Cristã e os Dois Caminhos para o Secularismo”.

Seu esposo, J. Richard Pearcey, é escritor e editor e também bebe na fonte de Schaeffer e do Neocalvinismo de Herman Dooyeweerd. Sua palestra tem como título “Cosmovisão e Impacto Cultural: Uma Estrutura para a Resistência e Mudança Positiva em um Mundo Quebrado”.

Um outro palestrante, o brasileiro Guilherme de Carvalho, é presidente do L’Abri Brasil, blogueiro da Ultimato e um dos difusores dos pensamentos de Schaeffer no país. Ele tem escrito muitos artigos sobre apologética, arte e o papel do artista cristão. Guilherme dará duas palestras: “A Teologia Natural e a tarefa do artista cristão contemporâneo” e “Fé Cristã na Era do Narcisismo”. Ele ajudou a escrever dois livros da Ultimato: Cosmovisão Cristã e Transformação e Fé Cristã e Cultura Contemporânea.

Davi Charles Gomes, F. Solano Portela Neto, Paulo Romeiro, Ricardo Bitun, Fernando de Almeida e Wallace Tesch Sabaíni também participam com palestras no evento.

O que?
3º Congresso Internacional de Religião, Teologia e Igreja: Cristianismo e Cultura. De 14 a 16 de maio de 2012, no Auditório Ruy Barbosa – Prédio 19 – Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP. Palestrantes: Nancy Pearcey, J. Richard Pearcey e Guilherme de Carvalho, entre outros.

Transmissões via internet: www.mackenzie.br

Leia mais
A redenção da cultura
Cosmovisão cristã e transformação
Fé cristã e cultura contemporânea

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.