Notícias
17 de outubro de 2022- Visualizações: 3644
comente!- +A
- -A
-
compartilhar
Discipulado integral e unidade da igreja foram enfatizados no Congresso ALEF 2022
Por Erica Neves
A urgência do discipulado bíblico, real, autêntico, integral e capaz de dialogar com as questões do nosso tempo foi a tônica das discussões que permearam o 10º Congresso ALEF realizado nos dias 13, 14 e 15 de outubro em Natal, RN. Realizado de forma presencial pela primeira vez desde o início da pandemia da Covid-19, o evento contou com uma vasta programação que incluiu palestras, trilhas, painéis de capacitação, momento de comunhão, troca de experiências e de boas práticas ministeriais. O tema Discipulado e Transformação: desafios em um novo tempo foi baseado no título do livro homônimo lançado pela Editora Ultimato em parceria com a Missão ALEF.Dentre os desafios ressaltados pelos preletores e preletoras estavam: a idolatria cultural, o comprometimento com valores extra bíblicos e com projetos de poder, as cisões tão características do momento polarizado e a perseguição oriunda da pregação fiel ao Evangelho.
“Várias crises globais e atuais têm exposto o profundo compromisso da igreja com a idolatria cultural”, pontuou Michael Goheen, continuando: “O Evangelho que Jesus pregava era um Evangelho do Reino de Deus restaurando seu gracioso e bom governo sobre toda a vida humana. A missão da Igreja não é apenas evangelizar, deve fazer isso sim, mas ainda incorporar e anunciar que Deus está restaurando toda a vida humana e que todas as nossas vidas estão agora sob o senhorio de Jesus Cristo e viver esta vocação só pode acontecer se a igreja estiver profundamente engajada em um discipulado intencional”. Mac Pier, por sua vez, ressaltou que a credibilidade do Evangelho está ligada à unidade da igreja e que a forma como construímos unidade é “amando as pessoas”. Essa ideia foi endossada por Claudia Moreira em sua reflexão sobre a transformação que começa pelo amor. “Ser agente de transformação em uma sociedade requer o mesmo tipo de amor que Cristo demonstrou: um amor que doa a si mesmo. Só um amor assim pode realmente transformar um mundo machucado”.
Bebeto Araújo destacou a vocação missional da igreja. “A igreja é a única instituição humana que não vive para si mesmo, mas para o outro. Se ela passar a viver para si mesma, ela trai a sua natureza”.
N.T Wright lembrou que espiritualidade e justiça caminham juntas e teve essa afirmação endossada por Timóteo Carriker quando este último trouxe um breve panorama da emergência climática que ameaça a sobrevivência no planeta e que deve ser tratada dentro das igrejas com a devida importância. Andréia Vargas pontuou os desafios da pregação do Evangelho, mas encorajou os ouvintes a, seguindo o exemplo de Maria Madalena, nunca desistirem do corpo de Cristo. Jacira Monteiro falou que as novas gerações têm sido discipuladas nas redes sociais e exortou a igreja e seus líderes a não se eximirem desta responsabilidade.
O 10ºCongresso Alef terminou na noite do sábado, 15 de outubro, desafiando os participantes a refletirem sobre a urgência da unidade, do discipulado integral e da vocação missional para que o nome de Jesus seja honrado e para que muitos e muitas passem a integrar a família do Senhor.
- Erica Neves é formada em jornalismo e trabalha como assessora de comunicação na Tearfund, agência humanitária cristã presente em mais de 50 países. Atualmente, é estudante de teologia e professora convidada no Invisible College nos cursos Sabedoria no Caos, Teologia pro Cotidiano e Mulheres em Missão. Erica é casada com Fred e eles são pais do Pedro e da Mariana. Eles frequentam a Igreja Presbiteriana Bereia, em Goiânia. Instagram: @erica_mrneves.
Saiba mais:
17 de outubro de 2022- Visualizações: 3644
comente!- +A
- -A
-
compartilhar

Leia mais em Notícias
Opinião do leitor
Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta
Para escrever uma resposta é necessário estar cadastrado no site. Clique aqui para fazer o login ou seu cadastro.
Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.
Assuntos em Últimas
- 500AnosReforma
- Aconteceu Comigo
- Aconteceu há...
- Agenda50anos
- Arte e Cultura
- Biografia e História
- Casamento e Família
- Ciência
- Devocionário
- Espiritualidade
- Estudo Bíblico
- Evangelização e Missões
- Ética e Comportamento
- Igreja e Liderança
- Igreja em ação
- Institucional
- Juventude
- Legado e Louvor
- Meio Ambiente
- Política e Sociedade
- Reportagem
- Resenha
- Sessenta +
- Série Ciência e Fé Cristã
- Teologia e Doutrina
- Testemunho
- Vida Cristã
Revista Ultimato
+ lidos
- Dia da Bíblia 2025 – Bíblia, igreja e missão
- Tradução e discipulado: duas faces para o cumprimento da Grande Comissão
- Geração Z – o retorno da fé?
- Entre negociações, críticas e desesperança: o que eu vi na COP30
- Movimento missionário brasileiro – ao longo de tantas décadas há motivos para celebrar?
- O que acontece após o “Pr.”?
- Aprendendo a cultivar a vida cristã — Live de lançamento
- Movimento missionário brasileiro – a direção e o poder do Espírito Santo
- Mobilização não pode ser mera cooptação
- Cuidar do missionário à maneira de Deus
(31)3611 8500
(31)99437 0043
Augusto Cury lança bíblia de estudo e diz ser um “cristão sem fronteiras”
100 mil pessoas podem morrer de fome no Sudão do Sul
Coletivo Bereia: contra as fake news religiosas
Campanha “1.000 Igrejas, Uma Missão” visa à continuidade do Hospital Porta da Esperança





 copiar.jpg&largura=49&altura=65&opt=adaptativa)


