Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Internet muda o dia a dia, mas é bom instrumento para pesquisas

As novas tecnologias estão mudando não apenas a comunicação e o mercado, mas também a área de educação. Seja com livros digitais ou então jogos interativos online, hoje é possível educar e ensinar utilizando apenas um smartphone, um tablet ou então um computador. Por isso, algumas escolas e curso estão aplicando em sala de aula recursos mais novos e interativos como forma de facilitar o aprendizado.

Em 2016, o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação realizou uma pesquisa que mostrava algumas mudanças na educação do Brasil. Cerca de 52% dos professores já utilizam o celular para alguma atividade de educação. Ou seja, aumentou em quase 90% em comparação com o ano anterior.

O uso pode ser mais simples, como a utilização de um celular ou computador para indicar vídeos e portais voltados para algum tema específico. Porém, o mais comum é o uso de programas e também de livros digitais para que o acesso ao conteúdo seja possível a qualquer um que tenha uma conexão na internet. A tecnologia acaba resolvendo o problema de locais com bibliotecas ou livrarias de acervos limitados.

Apesar disso, o Brasil ainda precisa melhorar quanto ao número de pessoas que acessam a internet. Segundo pesquisa do IBGE, cerca de 116 milhões de brasileiros têm acesso à rede, por volta de 64,7% da população total do país. Isso significa que apenas um pouco mais da metade pode usufruir das novas tecnologias e as facilidades indicadas acima. No entanto, o lado positivo é o crescimento deste número. De 2005 até 2015, esse aumento foi de 446%, um passo grandioso para um país que ainda enfrenta dificuldade econômica.

Outro campo de crescimento é o dos livros digitais. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas anunciou que cerca de 3 milhões de livros digitais foram vendidos no Brasil em 2016. Além disso, a pesquisa da fundação também mostra que quase 50 mil livros digitais estão disponíveis para venda, em diferentes portais e editoras. Isso comprova que as novas tecnologias estão avançando no país, mesmo que de forma lenta. A própria revista Ultimato possui edição online justamente no caminho de aderir a essas facilidades.

Entretenimento pode virar profissão com tecnologia

Além da influência direta no dia a dia, a chegada de novas tecnologias têm mudado alguns aspectos do mercado de trabalho. Atualmente, o tipo de profissões mais encontradas são todas ligadas de alguma maneira à internet ou a uma linguagem de computador. Por exemplo, o mercado dos jogos online tem se tornado uma opção de novas profissões.

Pessoas que estavam acostumadas apenas a jogar os jogos, estão começando a estudar códigos de programação, ou outro tipo de linguagem, para começarem a fazer o próprio jogo. Ou seja, de um hobby e diversão, muitos profissionais estão começando a surgir. É o caso da Sunland Studios, uma produtora brasileira que faz jogos para celular.

Sheep Master

Outra influência dos jogos online é com os eSports, que são competições oficiais de jogos de videogames. O Brasil é exemplo no exterior, principalmente com a MIBR, equipe brasileira que possui três jogadores nacionais reconhecidos mundialmente. Além do sucesso, eles também conseguem o apoio de grandes marcas mundiais, como a Mountain Dew e o popular portal de jogos Betway. Muitos jogadores casuais estão se tornando profissionais pela oportunidade real de um sucesso nacional e internacional. É a mudança que a tecnologia tem aplicado no mercado.

Vídeos e streamings de conteúdo em alta

Outro viés de grande importância é com os streamings de vídeo, como é o caso da Netflix e outras plataformas semelhantes. Com isso, muitos produções que ficam de fora do grande circuito comercial, com o filme Amadeus, escrito por Peter Shaffer, são facilmente encontrados na internet ou em plataformas online.

Além disso, portais como Youtube são uma boa biblioteca para o uso de aprendizado. Apesar do site contar com uma grande variedade de conteúdo, é fácil encontrar canais e vídeos com temáticas cristãs e que se dirigem a todo tipo de públicos com mensagens positivas.

BÍBLIA: POR ONDE COMEÇAR? - SR E SRA LOBOS

As novas tecnologias nunca estiveram tão presentes na nossa sociedade e, por isso, precisamos aprender a usar da melhor forma possível. Seja com livros e revistas digitais, ou então com a utilização de tablets em sala de aula, a oportunidade de atingir mais pessoas com um bom conteúdo é o caminho mais correto a se seguir.
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 1129 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.