Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Por Escrito

"Deus me ama! – uma introdução à Bíblia e à vida com Cristo". De Thomas Hahn

Resenha
Por Tábata Mori

Deus me ama! – uma introdução à Bíblia e à vida com Cristo.
Thomas Hahn

Quem está começando a vida cristã sempre faz algumas perguntas cujas respostas têm o poder de moldar como será a caminhada de cada um. É raro hoje quem possa contar com um discipulador por meses ou anos ou recorrer a um pastor ou líder que seja mais experiente sempre que vier aquela pergunta que ora parece simples demais para incomodar alguém, ora parece estranha demais para ser feita em voz alta.

Bom, o novo cristão, que está começando sua caminhada de fé, acaba de ganhar um amigo. O livro Deus me ama – uma introdução à Bíblia e à vida com Cristo, de Thomas Hahn é um guia que expressa tanto a profundidade quanto a simplicidade do evangelho.

Partindo da verdade bíblica “Deus me ama”, o autor divide o livro em três partes: a primeira faz uma apresentação da Bíblia de Gênesis a Apocalipse, a segunda, aborda questões práticas da vida cristã, e a última é uma breve sugestão para iniciar uma vida devocional.

Ele apresenta os livros bíblicos oferecendo informações através de respostas curtas a perguntas elaboradas pelo autor, curiosidades, glossários e dicas. Alguns livros ele cita individualmente e outros, em grupo, como os profetas menores no Antigo Testamento e as cartas do Novo Testamento.

Apesar da sua experiência na vida cristã, o autor consegue entender como funciona a mente do novo convertido, que acaba ficando com uma dúvida ainda maior depois de uma boa resposta. Para estes, o autor criou o “limpando a área”, uma seção que aparece no decorrer do livro para tirar aquela pulga que ficou atrás da orelha: Entendi, eu peco porque Adão e Eva pecaram, mas “por que eu tenho que ‘pagar o pato’ pelo pecado de Adão e Eva?” ou ainda, “Se Deus é amor... como ele pode usar de violência, guerra e destruição...?” ou “eu li em algum lugar que os discípulos não viam Jesus como divino... o livro de Atos comprova esta sugestão ou contradiz?”

As opiniões bem-humoradas do senhor Hahn não vão passar em branco, ao se referir aos personagens bíblicos ele faz uso de uma lista incrível de adjetivos e escreve: “Jacó é ardiloso, matreiro e extremamente ambicioso”, Davi é “adúltero e assassino”, fala da “família disfuncional de Isaque”, da “picuinha” de Josué em não consultar Deus sobre Ai e ainda, apelida Gideão de “Macunaíma israelita”.

O livro é também um aviso à igreja, que, por vezes, não se dedica a acolher o convertido com toda a sua desinformação. Na segunda parte do livro, quando o autor fala também de sua experiência de conversão, ele conta como foi descobrir que a fé era só a porta de entrada, mas que havia um caminho árduo a percorrer para discernir não apenas as doutrinas teológicas, mas também decifrar o “evangeliquês”.

O autor afirma que seu livro não se propõe a ser um livro de teologia e, de fato, ele não cita nenhuma linha doutrinária ou reformador que a identifique, contudo, não há como não ser um livro teológico quando trata de temas centrais da fé cristã como Bíblia, Deus, Igreja e salvação, ainda que através de perguntas como “Posso confiar na Bíblia?”, “É possível conhecer a Deus?”, “Vamos falar sobre o batismo?”.

Pode parecer que este livro que sugere uma seção de “perguntas frequentes” aponte para uma caminhada solitária do novo convertido, mas não! Ao final dos capítulos da segunda parte, o autor sugere textos bíblicos para leitura e questões para discussão, que podem e devem ser feitas ao lado de outros irmãos que estão nessa caminhada de fé.

E claro, o livro não substitui a leitura bíblica, é um bom livro para ser lido e consultado sempre que preciso, mas o próprio autor encerra com uma proposta de leitura conjunta do Antigo e Novo Testamento, segundo o autor, organizada de forma harmoniosa para ajudar o leitor a entender a relação entre textos.

O livro foi escrito para que “sua alegria cresça dia a dia, à medida que aumenta seu conhecimento de Deus” (p. 81), o livro tem potencial para cumprir essa promessa, é só começar a leitura!

>> conheça também o e-book Conversando Sobre a Vida Cristã – primeiros passos [gratuito]


Leia mais:
» Conversão – o que é e como acontece?
Tábata Mori é jornalista, mestre em Missiologia (CEM) e missionária transcultural da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB/APMT
  • Textos publicados: 15 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Por Escrito

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.