Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Desafios de Minas: grupo de mobilização missionária com foco em MG completa 15 anos

Por Felipe David Pereira

Um momento de café e de conversa. Foi assim que, há 15 anos, nascia o grupo Desafios de Minas (DdM): a partir de um encontro entre os pastores Christian Gillis, Paulo Bottrel e Luís Fernando Nacif que partilharam sobre o que cada um estava fazendo na área de missões em suas respectivas igrejas na capital mineira.

O desejo de repetir aquela experiência fez com que, mensalmente, o encontro fosse realizado. Outros irmãos, igrejas e agências missionárias foram incluídas nas conversas, que aconteciam “sempre ao redor de uma mesa com café e pão de queijo”, conta o pastor Luís.

As etnias indígenas do estado de Minas Gerais foram os primeiros alvos de atenção do grupo. O pastor Luís explica que “essa preocupação virou um movimento de oração pelos povos indígenas mineiros e algumas ações começaram a brotar das organizações representadas nas reuniões, como entre os caxixós, maxacalis e pataxós”.
A partir dos encontros mensais, foi surgindo no meio do grupo a preocupação com o alcance de outros segmentos pouco evangelizados. Assim, fixou-se o que seriam os quatro desafios de Minas: indígenas, quilombolas, ciganos e cidades com pouca presença evangélica (5% ou menos).

O pastor Luís destaca que o DNA do DdM continua o mesmo: compartilhamento e a amizade. “O Desafios de Minas é um mobilizador, e não um executante de missões. O grupo desafia e mobiliza igrejas a olhar para esses desafios e os adotar em projetos missionários”, esclarece.

Ações
Além das reuniões mensais, são promovidos eventualmente encontros para divulgar os desafios, como cafés com pastores e líderes. Algumas iniciativas fruto da mobilização do DdM são:
- envio de missionários para os caxixós e apoio a missionários entre os pataxós;
- parceria na plantação da 1ª igreja indígena pataxó em Carmésia, com a ordenação do 1º pastor da etnia, Pr. Izaías Pataxó;
- início de treinamentos e formação de equipes para evangelização de ciganos na Região Metropolitana de Belo Horizonte;
- parceira com a MACI (atual PluriCiganos) e vinda do casal Marcos e Sandra Gomes para formar uma base de alcance aos ciganos de MG;
- treinamento de um núcleo de evangelização de ciganos em na região do Vale do Aço;
- parceria com o grupo RENOVA, do norte de MG, que tem objetivos semelhantes ao DdM, dentro daquele contexto;
- mapeamento das comunidades indígenas, quilombolas, ciganos e cidades pouco evangelizadas em MG;
- identificação do Campo das Vertentes como sendo a região mineira com maior número de cidades pouco evangelizadas e estabelecimento de parcerias com os movimentos Projeto Conquistando a Terra e Missão Kadosh, que têm foco naquela região;
- parceria no apoio a pastores e obreiros do Campo das Vertentes para fortalecimento da liderança e igrejas da região, focando no trabalho de unidade entre os pastores e líderes;
- iniciativas diversas que cada igreja e agência tem realizado, mas que foge ao olhar do grupo, já que as igrejas fazem seus trabalhos de forma independente do grupo (o grupo não exerce controle sobre o que fazem).

Comemoração
Para comemorar os 15 anos de existência do Desafios de Minas, realizaram um café com bate-papo na Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte, MG, no dia 10 de junho. O pastor Santareno Miranda foi o convidado do evento, que teve como tema “O Desafio Quilombola”.

A iniciativa contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas de várias denominações, agências missionárias e organizações cristãs, além daqueles que acompanharam virtualmente.

Há muito o que caminhar
Sobre os planos para o futuro do DdM, pastor Luís compartilha “que ainda há muito o que caminhar”. Ele destaca que o fato de Minas Gerais possuir grandes dimensões demanda uma ação da igreja no estado como um todo.

O levantamento de líderes também está no alvo do grupo. “Além de orarmos pela nova geração de líderes do movimento na capital, gostaríamos de ver movimentos semelhantes nas diferentes regiões mineiras, ampliando a eficácia do trabalho de evangelização”, deseja o pastor Luís.

Os interessados em conhecer mais o grupo Desafios de Minas podem acompanhar o perfil no Instagram. Confira neste link o folder com mais informações sobre o DdM. 

Saiba mais

» Quais são os 8 segmentos menos evangelizados no Brasil?
» Quem são os menos evangelizados no Brasil?
» Como iniciar um ministério com surdos na igreja
» Cidades do Interior, por Sérgio Paulo R. Lyra
» Venha o Teu Reino - uma igreja para hoje, por Howard A. Snyder
Jornalista mineiro especialista em marketing digital e pós-graduando em cinema. Cristão e metodista apaixonado por música e se descobrindo na arte de contar boas histórias.
 
  • Textos publicados: 37 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.