Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Começa o Fórum Mundial do Trabalho, nas Filipinas

Por Karen Bomilcar

O Movimento de Lausanne promove nesta última semana de junho 2019 em Manila, Filipinas, o Global Workplace Forum (#gwf2019): Fórum Mundial do Trabalho (FMT).

O grupo de participantes consiste em 850 pessoas de grupos etários diversos, representando 109 países. Os participantes foram indicados e convidados seguindo um perfil proposto pelo Movimento de Lausanne: pessoas com vida espiritual ativa e vibrante com um compromisso com Deus; caráter exemplar, respeitadas no local de trabalho e reconhecidas na comunidade; ampla experiência e expansão da esfera de influência para Cristo além do seu principal ambiente de trabalho; histórico de serviço e testemunho no trabalho; pensamento voltado para o ministério de cooperação para o Reino; integração holística de fé e trabalho; afirmação do Pacto de Lausanne e Compromisso da Cidade do Cabo.

Dentre os participantes, 65% deles são de locais de trabalho fora do ministério tradicional, mais de 35% são mulheres e praticamente 35% são líderes jovens. A opção por estes grupos está intencionalmente ligada ao desejo de mobilizar os cristãos no local de trabalho para serem instrumentos de Deus para levarem o impacto do reino para cada esfera da sociedade.

A proposta do Fórum é promover um espaço de encontro e reflexão, reunindo influenciadores para mobilizar toda a igreja, em todas as esferas do mercado de trabalho mundial, como representantes do evangelho vivendo esta realidade onde Deus os plantou. Segundo o site do #GWF2019, o Fórum “representa os esforços mais concentrados do Movimento até hoje para abordar a errônea ‘divisão entre o sagrado e secular’ que ‘permeia o pensamento e ação da igreja’, nos dizendo que ‘as atividades religiosas pertencem a Deus, e as outras atividades não’” (Leia: O Compromisso da Cidade do Cabo).

O Brasil está representado no FMT por cerca de 25 pessoas, de diversas regiões do país e áreas de atuação profissional/ministerial, mulheres e homens engajados nesta reflexão sobre fé e trabalho.

Como já é tradição nos encontros do Movimento Lausanne, grande parte da programação tem ênfase nos relacionamentos, amizades e conexões, promovendo integração e interação para construções coletivas acerca dos temas propostos. São 35 redes temáticas.

O FMT conta com seminários e workshops em diversos temas como Ética, Finanças, Inteligência Artificial, Refugiados, Exploração Infantil, Impacto do trabalho e seu ambiente para os pais e seu impacto no bem-estar das crianças, Teologia e as Artes, Identidade, Saúde Mental e Trauma, Mídia e Verdade, Business as Mission, Cuidado com a Criação, Liderança, Mundo Acadêmico, Sentido e Significado do Trabalho, entre muitos outros.

Além dos espaços temáticos, as reflexões devocionais deste encontro estão baseadas no livro de Daniel e a importância da fidelidade na caminhada de discipulado e relação de intimidade com Deus em nosso chamado e vocação. Sobre a temática do trabalho, Andy Mills em sua exposição inicial apontou que é preciso resgatar a compreensão de que todo o trabalho é um chamado espiritual, um meio importante de amar o próximo, contribui para nosso desenvolvimento pessoal, é uma demonstração da importância do Evangelho e um chamado glorioso de Deus para sermos seus cooperadores no Reino. O desafio mais do que urgente é ampliarmos a visão de que nossa vida precisa ser integrada, de segunda a segunda, vivendo um Evangelho que afeta todas as esferas da sociedade, promovendo reconciliação e restauração através de nossas vocações e identidades.

Saiba mais sobre o Fórum acompanhando as mídias sociais do Movimento Lausanne e através da hashtag #GWF2019.

Leia mais:
» O trabalho para a glória de Deus
» Um pedido de perdão do 1% de cristão aos outros 99%
» Ajudando pessoas e glorificando a Deus no trabalho

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.