Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Aumento da fome e da desigualdade no Brasil é tema da próxima live de Diálogos de Esperança

Por Ana Luz

No Brasil da pandemia, 19 milhões de pessoas não sabem o que vão comer no dia seguinte. Divulgado em abril de 2021, este número é parte de um contexto maior: os brasileiros em “situação de insegurança alimentar” chegam a 116,8 milhões. Ou seja, mais da metade da população brasileira não tem condições para atender suas necessidades básicas, a começar pela comida. Estes números fazem parte do Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN).

Sempre que nos deparamos com a questão da fome no mundo, lembramos que ela é uma consequência direta das desigualdades. A economia clássica que apontava para um dilema cartesiano de "recursos escassos e necessidades ilimitadas", não consegue mais explicar como uma pequena parcela da sociedade passa a ser detentora de recursos "magicamente" ilimitados enquanto uma grande parte convive com suas necessidades mais básicas, como a de se alimentar, sistematicamente ignoradas. Diante da multidão de famintos e necessitados, negligenciados pelo Estado e ignorados por uma parcela demasiadamente ocupada, qual o nosso papel como representantes de um Reino de justiça e equidade?

Ao abordar o crescimento da fome e da desigualdade no Brasil, a live de Diálogos de Esperança da próxima terça-feira, 20 de julho, quer também refletir sobre o papel da igreja neste contexto.

Para conversar sobre essa questão, Diálogos de Esperança convidou Daniela S. Frozi – professora e doutora em nutrição pela UFRJ, membro da coordenação executiva da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBSSAN) e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz Brasília) – e Lindon Carlos Vieira dos Santos – pastor da ACEV (Igreja Ação Evangélica) em Imaculada, PB, e coordenador do Programa Sertão Sustentável (PSS), da ACEV – que compartilhará sua experiência com desenvolvimento humano integral e socioambiental através de igrejas e comunidades locais da Paraíba e Ceará.

Diálogos de Esperança é uma série de lives que acontecem quinzenalmente pela iniciativa coletiva de quatro organizações cristãs: Visão Mundial, Tearfund, Aliança Cristã Evangélica Brasileira e Editora Ultimato.

Serviço:
Diálogos de Esperança
Tema: O Aumento da Fome e da Desigualdade no Brasil. Como a Igreja pode agir?
Quando: Terça-feira, 20 de julho de 2021
Hora: 18h
Local: Canal da Editora Ultimato no YouTube e Facebook Editora Ultimato, simultaneamente
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Editora Ultimato, Tearfund e Visão Mundial

Participantes:
Daniela S. Frozi é nutricionista com doutorado na área; diretora executiva do Djanira Instituto de Pesquisa e Ensino; membro da coordenação executiva da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBSSAN); professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação de Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz Brasília). Coordenadora de Comissão Permanente do Direito Humano à Alimentação Adequada (CONSEA nacional 2017-2019). Já foi consultora da temática de Segurança Alimentar e Nutricional para OPAS, PNUD e IICA/MCTII. Tem experiência na área de alimentação e nutrição, com ênfase em segurança alimentar e nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional, Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Populações Indígenas e Quilombolas, Direito Humano a Alimentação Adequada, Desigualdades e Pobreza Extrema, Políticas de Alimentação e Nutrição, Alimentação e Cultura, e Educação Alimentar e Nutricional.

Lindon Carlos Vieira dos Santos é pastor da ACEV (Igreja Ação Evangélica) em Imaculada, PB; coordenador do Programa Sertão Sustentável (PSS), da ACEV – do qual fazem parte 8 igrejas e 6 congregações no sertão da Paraíba, Pernambuco e Ceará – e diretor da ACEV Social – ONG que atua no desenvolvimento humano integral e socioambiental através de igrejas locais em parceria com as comunidades desenvolvendo programas e projetos para a sustentabilidade defesa de direitos e inclusão social. Por nove anos foi professor do Seminário Evangélico de Patos (SEP) e por quatro anos do Centro Teológico da ACEV em Princesa Isabel PB (CETAEPI) ministrando aulas sobre a missão integral da igreja e evangelismo. Por dois anos foi secretário de educação do município de Imaculada.

Leia mais:
Senhor, quando te vimos com fome e não te servimos?
Pão a quem tem fome
Desigualdade: o que a igreja tem a ver com isso
Justiça e desigualdade econômica

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.