Apoie com um cafezinho
Ol? visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Opinião

A tecnologia e o mapeamento de florestas no cuidado da criação


Por Jeremy Lindsell


Uma questão conservacionista de alta prioridade é a de prevenir a utilização dos dois bilhões de hectares de floresta tropical degrada ao redor do mundo para a agricultura. Isto requer gestão efetiva, a qual depende de dados de pesquisas florestais de alta qualidade por extensas áreas para viabilizar decisões fundamentadas no que toca à conservação, restauração e produção de mercadorias a serem produzidas. Os veículos aéreos não tripulados (VANTs) tornam possível a aquisição de imagens de alta resolução com um custo relativamente baixo; contudo, avaliar a qualidade da floresta a partir dessas imagens é um grande desafio técnico.

Em parceria com a Universidade de Cambridge, RSPB (Royal Society for the Protection of Birds) e outras organizações no Reino Unido, a organização A Rocha Internacional acaba de concluir um interessante projeto voltado ao uso dos VANTs em pesquisas florestais em locais que têm sido degradados pela extração de produtos florestais, especialmente por meio do corte de grandes árvores para a indústria madeireira, resultando em um complexo mosaico florestal em vários estágios de regeneração.

>> Fé, Esperança e Tecnologia <<

As imagens aéreas adquiridas desses locais foram analisadas na Universidade de Cambridge, onde avanços recentes em softwares de reconhecimento de imagens estão sendo aprimorados. Técnicas matemáticas foram desenvolvidas para viabilizar medições automáticas do tamanho e da abundância de árvores, bem como a identificação das espécies observadas. Em seguida, foram produzidos mapas em escala paisagística da qualidade das florestas e de seu potencial de restauração.

As informações obtidas pelas pesquisas beneficiarão grandemente decisões relacionadas ao manejo da terra em locais em que poderão ser implementadas técnicas caras de restauração – assim como a plantação de árvores ou a remoção de espécies invasoras –, ou quanto aos locais em que plantações geradoras de renda poderão ser introduzidas. Ao desenvolver o software em um pacote “open source” disponível gratuitamente, um dos objetivos do projeto é que ele se torne uma ferramenta indispensável para administradores florestais pelo mundo, auxiliando a conservação de florestas tropicais degradadas.
As principais constatações do projeto deverão ser publicadas em breve no site da Cambridge Conservation Initiative.

>> A Rocha – Uma comunidade evangélica lutando pela conservação do meio ambiente <<


Para ler mais sobre o projeto e o trabalho mais amplo da família de organizações A Rocha ao redor do mundo, inclusive no Brasil, visite o site www.arocha.org. O nicho d’A Rocha, como uma dentre tantas organizações de conservação ambiental, consiste em colocar em prática o chamado de Deus para cuidar da criação, em múltiplos contextos ao redor do mundo.

• Jeremy Lindsell, Diretor Científico e de Conservação d’A Rocha Internacional, cientista cristão que há 15 anos trabalha com espécies ameaçadas de extinção ao redor do mundo e também na preservação de florestas tropicais. Jeremy trabalhou em vários países do oeste e leste africanos, do oriente médio e do sudeste asiático, além de ter vivido em Uganda. É formado em geografia pela Universidade de Cambridge e tem doutorado em Zoologia (Ornitologia) pela Universidade de Oxford. Atualmente vive em Cambridge. Você poderá saber mais sobre os trabalhos de investigação científica de Jeremy Lindsell aqui.

Leia mais
Assim na Terra Como no Céu – Experiências socioambientais na igreja local
Jesus e a Terra – A ética ambiental nos Evangelhos
Quatro estudos bíblicos sobre Meio Ambiente
Teologia Bíbliaca da Criação [E-book Grátis]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Opinião

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.