Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Prateleira

Quatro estudos bíblicos sobre Meio Ambiente

Cristãos no mundo inteiro acreditam que a Bíblia é a Palavra de Deus e, por isso, nosso guia de fé e ação no mundo. Entretanto, pouco nos atentamos para o fato de que a Bíblia começa e termina com a criação. Isto em si já deveria nos alertar para a importância do assunto.

Então que tal, de fato, estudarmos o que as Escrituras dizem sobre a criação e a responsabilidade que, como cristãos, temos para com ela?

Aproveite o Dia Mundial do Meio Ambiente (a ser lembrado neste domingo, dia 05) e organize grupos de estudo sobre o assunto. Selecionamos quatro estudos bíblicos do teólogo Timóteo Carriker para ajudá-lo nesta tarefa (com versões para adultos e crianças). Baixe e imprima cada um deles.

ESTUDO 1
Jardineiros de Deus!
Texto básico: Gênesis 2.15
Resumo:
Nos relatos sobre a criação em Gênesis 1 e 2, vemos que o destino e o bem-estar da criação estão entrelaçados com o destino humano. O papel do ser humano, homem e mulher juntos, está ligado ao cuidado e à ordenação pró-ativos de todas as outras criaturas (capítulo 1), o que exige conhecimento e “classificação” minuciosa dos seres criados (capítulo 2). Em Gênesis 1, nasce o zelo e responsabilidade ecológicas do ser humano. Em Gênesis 2, nasce a ciência, que implica não só em conhecimento, mas também em responsabilidade.

ESTUDO 2
Imitadores de Jesus
Texto básico: João 1.1-5
Resumo:
Se, como seres humanos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, como cristãos, somos exortados a ser imitadores de Jesus (1Ts 1.6; cf. 1Co 11.1) e crescer na “estatura da sua plenitude” (Ef 4.13). Ou seja, Jesus é o nosso referencial, o nosso modelo. Mais que isso, ele nos possibilita seguir os seus passos, estar nele (2Co 5.17)! Perguntamo-nos, então: qual é a relação de Jesus com a criação? As Escrituras dizem que tudo foi criado por ele e para ele (Cl 1.16; Ef 1.9-10; Ap 3.14). Na cruz Jesus “reconciliou” toda a criação e, assim, já anunciou o evangelho a ela (Cl 1.23)!

ESTUDO 3
Libertados e Libertadores do Espírito 
Texto básico: Romanos 8.19-25
Resumo:
Romanos 8 diz que aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus (v.14). Como filhos, somos herdeiros de Deus e coherdeiros com Cristo (v.17). Que herança é essa? Logo pensamos em salvação, um lugar no céu e por aí vai. Mas o texto bíblico responde de modo diferente. Fala de uma herança “gloriosa”, sim (v.18), mas imediatamente vincula a nossa glória eterna, em contraste com o sofrimento atual, com a sorte da criação toda (v.19-25)! A “liberdade” e a “glória” futuras dos cristãos estão vinculadas àquelas da criação. Por quê?

ESTUDO 4
Final Feliz 
Textos básicos: Gênesis 9.9-11; Isaías 65.17; Apocalipse 21.1
Resumo:
A Bíblia diz que no final veremos novos céus e nova terra. É comum entender que, por serem “novos”, estes serão outros céus e outra terra, e não terra e céus renovados. Como serão então, outros ou os mesmos, mas renovados? Esta pergunta é essencial para o empenho no cuidado da criação, porque, se tudo vai virar fumaça, por que perder tempo com a preocupação ecológica? Esta é uma dúvida comum.

Leia também
Trabalho, Descanso e Dinheiro 
Jesus e a Terra – a ética ambiental nos evangelhos 
Assim na Terra como no Céu – experiências socioambientais na
igreja local

Surpreendido pela Esperança
Os Cristãos e os Desafios Contemporâneos
A Rocha

Foto: Flávio Régis Cunha
Equipe Editorial Web
  • Textos publicados: 971 [ver]

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Prateleira

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.