Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Você tem atraído investidores para o seu projeto/ministério?

"e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas" Lucas 8.3

Você já pensou o que levava as mulheres com posses investirem no ministério de Jesus?
Será que a única razão era por Ele ser o próprio Deus? ou em seu ministério e ações poderemos perceber alguns modelos de transparência que não só autenticam, mas demonstra como as coisas funcionavam?
E olha que o principal responsável pela guarda das Finanças era um pessoa não muito confiável. Você já pensou nisto?

Como educador e conselheiro financeiro, aprendi que um dos princípios que autenticarão nosso projeto, é o princípio da transparência e da prestação de contas.
Sempre acreditei que quanto mais uma pessoa nos conhece, ou conhece o nosso projeto, acreditará em nós ou não.

As centenas de citações bíblicas sobre gestão da transparente e prestação de contas é relatada em vários contextos, desde a construção do tabernáculo por Moises, a reconstrução do muro por Neemias, o comportamento de Abrãao em não aceitar a doação do campo de Macpela, entre outros tantos registros.

Como iniciamos nossa reflexão utilizando o exemplo do ministério de Jesus, e acredito que Ele é a nossa maior referência, mesmo que teremos dificuldade em fazê-lo, como aquela antiga canção, do grupo Novo Alvorecer, para os que lembrarem realmente os anos se passaram, porém os versos dizem uma grande verdade: "....JESUS também foi um homem, como eu jamais serei, pois andar como Ele andou, jamais eu andarei,....fazer o que seu Filho fez Senhor, é tão dificil imitar, mas uma coisa eu posso prometer: Vou tentar"
Portanto como seu irmão, ou Ele como nosso irmão mais velho tem muitas coisas á nos ensinar.

Quero ressaltar o texto de João 6, a multiplicação dos pães e o quanto este texto nos apresenta o modelo correto da prestação de contas pública.
O texto apresenta que havia cerca de 5.000 homens naquele evento.
Portanto já apresenta a real necessidade de pessoas que necesssitavam de alimento.
Também é citado o valor que tinha no caixa do ministério de Cristo, 200 denários, e este valor para o seu staff seria a provisão para alguns dias. Já para 5.000 homens não era o recurso suficiente para os alimentarem. Outro ponto importante para ressaltar que quem fala sobre o valor disponível foi Felipe, isto já nos apresenta que as finanças não era exclusivividade do cuidado somente em uma pessoa, descarecteriza a concentração da informação. Outra informação que quero ressaltar, a quantidade de recursos disponíveis: cinco pães e dois peixes.
Depois de levantarem as informações importantes, ocorreu o milagre realizado por Cristo e na conclusão deste eles tomam o cuidado de registrar o quanto sobrou: Doze cestos cheios de pães.

A partir desta leitura, óbvio que temos outros registros de Cristo na condução do seu projeto totalmente transparente.

Será que com estas informações somos capazes de olhar para o modelo e no mínimo desenvolver a transparência também no nosso projeto, missão ou ministério, como queira chamar seu propósito?
Podemos fazer um autoexame, uma reavaliação do modelo que temos praticado e dos níveis de transparencia. Como poderíamos melhor nosso nível de transparência a patir destes exemplos?

Nossa oração é que o Senhor nos ajude em nossa limitação e que possamos aprender e praticar a prestação de contas e transparência em nosso projeto.
Guarulhos - SP
Textos publicados: 64 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.