Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Um desabafo - Deus é quem garante os resultados e não ganharemos nada no grito!

Admiro muito a paixão e dedicação daqueles que anunciam o evangelho da salvação nos trens do Rio de Janeiro. Um pequeno grupo de homens e mulheres de Deus reunidos em um dos vagões do trem já lotado de trabalhadores em direção ao centro da cidade ainda de madrugada. Que ótima oportunidade para pregar o evangelho. Você concorda?

Aquele pequeno grupo de adoradores começa a cantar bem baixinho. A letra da música entoada tem um claro tema evangelístico. Entre cada estrofe, ouvimos pitadas de palavras de alerta e convites à salvação à moda de quem se alimenta de gafanhoto e mel silvestre. As vozes ganham volume. O que começou timidamente se torna audível até mesmo do lado de fora do trem. Tudo caminha para o momento do ápice quando o pregador do grupo anunciará, com toda a força de seus pulmões, a Palavra de Deus.

É bonito ouvir a Palavra de Deus sendo anunciada de forma tão confiante, como quem não tem do que se envergonhar; afinal de contas, ela é poder de salvação para todos (Rm 1:16), não somente dos passageiros do trem, mas de todo o mundo (Jo 3:16).

Estes servos de Deus fazem muito bem em cumprir com a tarefa do ide que Jesus nos deixou em Mateus 28:19. Estão diligentemente obedecendo a Deus em tudo; exceto na obediência às autoridades. Vamos ler Rm 13:1-7.

Infelizmente, está proibida qualquer manifestação religiosa nos trens desde 8 de setembro de 2009 por decisão judicial do tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (Processo: 2009.002.02539)

Quando o poder das autoridades governamentais é ignorado, e já sabemos muito bem quem as constituiu durante a leitura de Romanos 13:1-7, é desprezada, também, a autoridade do próprio Deus, porque foi Ele quem estabeleceu nossos governantes e exigiu de todos nós a obediência. Continuar com estes trabalhos de evangelização nos trens é dar mau testemunho, é contrariar a própria pregação. Como cobrar dos outros obediência a Deus para a salvação se eu mesmo me faço desobediente?

Muitos dirão que essa lei é uma estratégia do maligno para nos calar. Mas será desobedecendo a Deus que venceremos o diabo? É claro que não.

“Enquanto eu tiver fôlego bradarei aos quatro ventos. Esta é minha missão e ninguém vai deixar de ouvir a Palavra de Deus.” E por acaso nossa luta é contra a carne ou sangue? (Ef 6:12) Vamos ganhar alguma coisa no grito? Afinal de contas, somos nós ou o Espírito Santo quem convence o homem de seus pecados? (Jo 16:8)

Vale a pena prestar esse mau testemunho? Por que desrespeitaremos as ordens de Deus, os governantes e as pessoas dentro do trem? Elas não estão ali para ouvir uma pregação evangelística.

As pessoas ouviam a Jesus de bom grado. Jesus não seguia as multidões. As multidões seguiam o mestre porque dele ouviam palavras de vida! (Jo 6:68)Jesus fazia do cotidiano das pessoas uma oportunidade de evangelização. A mulher samaritana é um exemplo. (Jo 4:5-26)

Você encontraria uma oportunidade para anunciar as boas novas mais simples do que o tomar de um copo d'água para saciar a sede?

Tudo bem, André. Mas de um em um? Não vai demorar? Lá no trem tem um montão de gente para ouvir a mensagem!

Se Jesus não desperdiçou a oportunidade de anunciar as boas novas à mulher samaritana, por que você faria diferente? Não devemos ser imitadores de Cristo? (1Co 11:1) Continue lendo a história da mulher samaritana. Jesus podia multiplicar mais do que pães; multiplicava sua palavra! (Jo 4:28-30) Quem dá o crescimento é o Senhor e um verdadeiro evangelizador não deveria ficar preocupado com números. (1Co 3:6-7) Considere também o exemplo de Lucas. (Lc 1:1-4)

O nome de Jesus ficou famoso naqueles dias. Muitas histórias circulavam em um movimento boca a boca que garantia a divulgação de seu nome e seu feitos muito tempo após sua morte e ressurreição. Havia dúvida no coração de muitos sobre a veracidade do que se dizia a respeito de Jesus. “Será que as pessoas estariam aumentando um ponto a cada conto? Como saber? Preciso ir até as cidades por onde Jesus passou, encontrar essas pessoas e verificar, direto na fonte, a veracidade dessas histórias e depois escrevo uma carta para Teófilo com os resultados de minha pesquisa.” Essa era a intenção inicial de Lucas. Quando ele escreveu sua carta, desejava apenas compartilhar suas descobertas sobre Jesus com Teófilo, mais ninguém! Deus é quem fez de sua carta um evangelho para abençoar milhares e milhares de pessoas que já leram essa mesma carta pessoal de Lucas endereçada inicialmente a Teófilo; agora, a todos nós.

Veja estes exemplos de evangelização pessoal: João 4:5-26; Atos 16:27-34; Atos 8:26-39.

Se através de um, muitos foram alcançados e já somamos 49,8 milhões de brasileiros convertidos, por que ainda temos dificuldades para evangelizar? Está faltando fé? Ou será amor? Ou testemunho? Poderá ser a falta de santificação para que as pessoas vejam em nós [hoje] o mesmo que as multidões viam em Jesus? Mateus 7:28-29; João 7:45-46; Mateus 4:23.

É tempo de refletir, fazer uma autoanálise e obedecer a Deus EM TUDO!
Rio De Janeiro - RJ
Textos publicados: 7 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.