Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Sagan

"…Uma das lições mais tristes da história é a seguinte: Se formos enganados durante muito tempo temos tendência a rejeitar qualquer prova de fraude. Deixamos de estar interessados em descobrir a verdade…"

Carl Edward Sagan que, entre muitas credenciais foi cientista e escritor, deixou-nos esse axioma em um de seus livros. É interessante citar que ele incluiu espiritualidade em alguns assuntos científicos.

Obviamente não se tratava de um crente, mas ele refutou o argumento que ciência destrói a espiritualidade. Ser espiritual não é o mesmo que ser religioso; é possuir um espírito, mesmo que esteja amortecido pela vida da alma (1Ts 5:19).

Para os cristãos, o Novo Testamento trata profundamente o espírito humano. A partir da ressurreição o Espírito do Senhor se relaciona com o espírito dos seus crentes. Por isso conhecer a verdade no espírito traz libertação à alma.

A alma é composta por mente, emoção e vontade, e é regida por uma vida independente de Deus. Por isso há trechos como Mt 10:39,16:24; Mc 8:34, Lc 9:2; 17:33. A vida da alma é chamada "carnal" (Gn 6:3, Gl 5:17).

Deus criou o homem com uma alma e soprou nele o fôlego de vida; Jesus ressuscitado soprou O Espirito Santo nos discípulos (Gn 2:7, Zc 12:1, Jo 22:20, Rm 8:16). A Bíblia mostra vida biológica, vida da alma e a Vida Divina (a Eterna).

O Espírito de Deus não permanecia nos crentes (Nm 11:29). Cristo ressuscitado regenerou o espírito dos crentes e passou a habitá-lo (Ez 36:26,27; Ef 2:22). Porém o espírito dos não regenerados é amortecido (Jo 3:6,16; Ef 2:1).

Paulo esclarece que a bênção aguardada por Abraão era o Espírito; quem fala à Igreja (Gl 3:14, Ap 2 e 3). Sagan, talvez, não teve alguém para lhe abrir as Escrituras. Na verdade elas estão veladas até para muitos sábios crentes.

A Palavra separa espírito, e alma, e corpo (Hb 4:12, 1Ts 5:23); espírito é vida, mas sofre oposição da vida da alma (Rm 8:6,10; Mt 16:25). Seja cientista, mas busque a verdade por meio do seu espírito regenerado e descanse a alma.
Goiânia - GO
Textos publicados: 133 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.