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Palavra do leitor

Reafirmação da identidade cristã

Pensamento: "As velhas respostas já não atendem aos anseios dos novos problemas" (Hb 8.13). O fato é que as antigas práticas podem estar gerando os novos conflitos e complexos existenciais (Mc 7.7-9). Assim se enquadra o cristianismo hodierno, mas veja Deus não está em crise, o Céu não está em falência, nem a Bíblia perdeu sua validade (Is 59.2). Tiro a conclusão que a agonia do planeta terra é resultado da ação predatória do seu guardião "o homem" (Gn 2.15). "Não há maldição sem causa", e a causa da maldição da terra desde o princípio foi atribuída a negligente desobediência do homem à Palavra de Deus "a Bíblia" (Gn 3.11 e 17). O mundo vai de mal a pior e o cristianismo não está fora deste contexto sociocultural (Os 9.7,8). Jesus disse em sua Palavra (Bíblia): "Sem mim nada dá certo" (Jo 15.5). O povo que não conhece a sua história tende a repeti-la, e a história nos revela um gráfico desanimador e frustrante de que esse fato (invalidação das promessas) vem se repetindo no meio do povo de Deus (Rm 1.18 e 23) . 

O volume e a velocidade das informações como efeito técnico da globalização têm desestabilizado a estrutura do saber, o diagnóstico desse labirinto ideológico nos arremete a complexos e conflitos psicológicos tais, onde as verdades e os conceitos que fundamenta a fé se encontram fragilizados (transtornados - Sl 11.3) pela química da estética relativista, tendência do limiar de um novo milênio onde a emancipação da ciência, profetizada por Daniel (Dn 12.4), originou a explosão tecnológica, e, sobretudo o efeito globalização que tem convergido o mundo a uma aldeia, e atrelado a esse fato vem o conflito ideológico, a desordem conceitual e por fim a perda de identidade como crise existencial tal qual; "O que é ser cristão?" O que é doutrina? O que é pecado? A estética relativista revela implicações nefastas na sociedade tais como: O que é certo pra mim não necessariamente será certo pra você; O que é bom pra mim não essencialmente é bom pra você; O que é ser perfeito? O relativismo afirma que com certeza não é ausência do erro. (Gl 4.12-14) O pecado de ontem pode não ter as mesmas características ofensiva do pecado hoje, e o mais assustador é que a estética relativista tem ocasionado na sociedade pós-moderna, o efeito unissex do qual aludiu aos comportamentos homossex. (relativismo genético). Pilatos experimentou uma dessas crises relativistas (Jo 18.38,37), "O que é a verdade?" Parafraseando "Como tu dizes que és a verdade se teu próprio povo te entrega como impostor" (A verdade de Jesus não era essencialmente a verdade dos povos Judeus). Como a história se repete! É impressionante e ao mesmo tempo contraditório constatar que o ambiente onde se esperava encontrar abundante graça, infinita misericórdia, intensa honestidade e profundo amor a realidade se mostra alarmante, frustrante, estarrecedora e comprometedora (Is 19.10), infelizmente nossa regra de fé e prática não condiz com essa realidade, não aflui a esses comportamentos, refletindo assim um quadro patológico de sintomas de apostasia, haja vista ser, o sistema Doutrinário o responsável direto pela conduta e os bons costumes, estamos em uma redoma doutrinária convalescente, inoperante e inadequado para atender as carências de uma geração clonagem e transgênica (Hb 7.18). Cabe no momento de instabilidade conceitual uma revisão doutrinária para uma eficiente compreensão e interpretação bíblica doutrinaria que norteie um caráter cristão. 

A Hermenêutica e a Exegese são as pilastras da construção de linhas Doutrinária teológicas tendo como fonte bibliográfica a própria Bíblia, isto é "A Bíblia é o petróleo bruto e a doutrina o trabalho de refino resultado da mão do 'operador' (O homem)". Conclusão; a Bíblia é a verdade absoluta, infalível, inerrante palavra de Deus, mas a compreensão, modo de interpretação, e a concepção textual do homem podem sofrer danos, distorções alterando seu estado original (Cl 2.18-23). O que está acontecendo ao Cristianismo de impacto que através de uma pregação quase cinco mil almas se converteram (At 4.4). Se o cristianismo mantivesse esta escalada hoje seria a maior potência religiosa de todos os tempos, mas não é isto que as estatísticas revelam. O islamismo embora tenha iniciado seus trabalhos bem mais tarde que o cristianismo rapidamente se estendeu como força religiosa significativa dominando não só o berço do cristianismo o oriente médio, como vem se instalando em todo o mundo como alternativa religiosa. O que fazer do cristianismo agonizante? É nosso desafio, a tarefa de instaurar o perfil ideológico, com Treinamento realizado através de palestra expositiva para fixação da fundamentação a fim de conquistar a herança profética e restabelecer uma identidade própria peculiar. Pensamento: "É necessário mudar, buscar corrigir as distorções, sintetizar a pluralidade de matrizes de pensamentos sinóticos sobre hermenêutica, no escopo de formata um modelo padrão e efetivar um fundamento teológico lacônico (Lc 13.26,27) para permanecer o mesmo, do contrário não haverá afirmação de identidade (Fp 1.9,10)".
João Pessoa - PB
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