Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Princípios da Reforma Protestante

No dia da Reforma Protestante é oportuno lembrarmos daquilo que foram os princípios dos reformadores:

SOMENTE AS ESCRITURAS: não podemos acrescentar a ela as tradições, as superstições, as revelações subjetivas, os achismos, as filosofias e as ideologias humanas. Ela e somente ela é capaz de nos mostrar o Projeto Salvífico e o caminho de retorno ao Pai – Jesus Cristo.

SOMENTE CRISTO: Pode haver muitos que se autoproclamam cristos e salvadores, mas somente um é o Caminho, a Verdade e a Vida; o Único e Suficiente Salvador e Único Mediador entre Deus e o homens, Jesus Cristo homem. Como proclama Pedro: "Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu, nenhum outro nome foi dado entre homens pelo qual devamos ser salvos" (At. 4:12).

SOMENTE A GRAÇA: Já dizia Paulo em Efésios 2:8, 9: "Pela graça sois salvos, por meio da fé e isto não vem de vós, não vem das obras para que ninguém se glorie". Graça é favor imerecido, é iniciativa de Deus para salvar o homem que se encontra, espiritualmente, perdido, cego e morto. Essa graça não pode ser comprada nem vendida, a despeito da tentativa, no passado, da venda de indulgência na Igreja Católica Medieval, e, nos tempos atuais, do protestantismo folclórico, de vender bens e serviços religiosos em nome de Deus.

SOMENTE A FÉ: A fé não é um ato meritório, é apenas um canal pelo qual passa a graça salvadora. Não é um ato mágico. Não é um ato místico, mas uma atitude de confiança na Pessoa de Jesus e na sua Obra Salvífica – sua morte expiatória, vicária e propiciatória. Afinal de contas, Jesus é o "Autor e Consumador de nossa fé"

SOMENTE A DEUS GLÓRIA: Toda honra e glória seja dada a Deus! Que essa expressão não seja mais uma frase de efeito ou um chavão evangélico a embelezar nossas reflexões teológicas, mas que seja o reconhecimento de que Deus é a Fonte, o Sustentáculo e o Destino de todas as coisas, como assevera Paulo: "Porque Dele, por Ele e para Ele são todas coisas. Glória, pois, a Ele, eternamente, Amém!

Por Isaac Vieira de Araújo
Campos Dos Goytacazes - RJ
Textos publicados: 12 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.