Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Os cambistas do século XXI

Jesus iniciou seu ministério na festa de Caná, uma cidade da Galileia, manifestando seu poder na transformação da água em vinho. E estava próximo a festa da páscoa, a maior festa judaica. Jesus chegando no templo para a festa achou a casa repleta de cambistas vendendo animais para os sacrifícios,

E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou 1.


A primeira comemoração da páscoa foi realizada antes da nação de Israel sair do Egito, o próprio Deus instruiu o povo;

"Chamou pois Moisés a todos os anciãos de Israel, e disse-lhes: Escolhei e tomai vós cordeiros para vossas famílias, e sacrificai a páscoa" 2. Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.

Deus orientou toda a nação a passar o sangue do cordeiro nas vergas das portas, porque ele passará por cima e não ferirá ninguém dentro da casa. Esse sangue representa o precioso sangue de Jesus. A palavra páscoa em hebraico significa Pessach, que significa "passar por cima"3.

Chegamos ao momento crucial desse trabalho que é apresentar os cambistas de hoje. Eles mudaram, ficaram mais sofisticados, vendendo coisas piores que os mercadores da época de Jesus.

Hoje é difícil não notar nas igrejas apresentadas na T.V os pastores com uma hermenêutica tão deturpada, utilizando-se do texto de Malaquias "Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes"4. Chegam aos extremos!!! O Apóstolo Valdemiro Santiago, em 2014, no seu programa de TV pede que os seus fiéis contribuam com "tridízimo", um em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Segundo Santiago, todos os fiéis que atenderem à sua orientação terão suas vidas transformadas5. Isso é subestimar a capacidade intelectual das pessoas.

No dicionário Português Dízimo significa: "Contribuição dada pelos fiéis à igreja que, geralmente, corresponde à décima parte de seus rendimentos. Imposto que, pago pelos fiéis à igreja, correspondia à décima parte da colheita, renda, salário"6. Já no "Hebraico "Ma´aser" como no grego "Dekate" significa a décima parte. Quem contribui com menos de dez por centro não está dando dízimo, mesmo que dê a esta contribuição este nome"7.

Difícil não notar esses cambistas hoje em dia vendendo de tudo na casa do Senhor. Tem igreja que vende água ungida8, tem também sabonetes ungidos ao custo de até R$ 110,00, para a "purificação espiritual"9. Tem ainda vassouras ungidas para varrer sua casa de todos os males e só custa mil reais10. Essas pessoas tem uma imaginação muito fértil, até chaves do céu eles tem para oferecer, assim como a aliança de Jesus, e para piorar até o túmulo de Jesus é vendido por esses mercadores da fé11. Que o Senhor tenha misericórdia desses pessoas que foram vítimas desses cambistas!!!!
Meus queridos irmãos em Cristo Jesus, fujam desses cambistas. O Senhor Jesus não mandou ninguém vender nada em seu Nome, pelo contrário Ele mesmo teve uma vida dura de trabalho na carpintaria de seu pai. É evidente que Jesus em seu ministério terreno não prometeu riquezas aqui na terra e sim no céu "Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. (Mateus, 19:21). "E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça" (Mateus, 8:20).
É preciso ressaltar que a Palavra de Deus não proíbe a riqueza, desde que a conquistemos de maneira honesta. Há na Bíblia diversos relatos de pessoas que possuíam muitos bens, a saber, Abraão, Jacó, Jó, Davi, que nem por isso se desviaram do caminho do Senhor, e sim glorificaram a Deus com suas riquezas de forma liberal.
Devemos atender o conselho do Senhor e fugir desses males e buscar a sua presença diária, que o Senhor nos abençoe.
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFIA

Bíblia sagrada, edição revista e corrigida, 1ªed, Santo André, 2009, Editora Central Gospel.

DIAS, Adiclecio Ferreira. Dízimos: Devemos Praticá-los? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 1. Vol. 9. pp 111-120 Dezembro de 2016 ISSN:2448-0959

GAADER, Jostein. O livro das religiões. 7ª ed. Editora Schwarcz. São Paulo, 2000.

SOARES, R.R, AS BÊNÇÃO QUE ENRIQUECEM. GRAÇA EDITORIAL 1985..
Serra - ES
Textos publicados: 9 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.