Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Escola Bíblica Dominical: reflexões e sugestões (parte 1)

Vivemos em dias maus, conforme profetizou o apóstolo Paulo, e uma das características destes dias é o afastamento do povo de Deus da Palavra de Deus.

Há cinco anos tive a oportunidade de ouvir pela primeira vez o pastor Ziel Machado e nunca esqueci sua mensagem, a qual trago sempre comigo e uma de suas falas foi:

"Nenhuma geração teve tanto acesso a Palavra de Deus do que a nossa geração. Hoje temos todo tipo de bíblia; bíblia rosa, jeans, camuflada, da letra gigante, da letra pequena com lupa; bíblia no celular, em áudio, na internet; bíblias de estudo das mais diversas: Thompson, Shedd, Pentecostal, Plenitude, Genebra etc. Porém nunca houve uma geração tão leiga das Escrituras quanto a nossa geração."

Essa triste realidade piora ao observarmos que a crença ou teologia de muitos cristãos e igrejas é fruto da música gospel e não do estudo reflexivo do texto bíblico, ignorando a história e a tradição da igreja.

É o caso da música ‘Restitui’, a quem atribuo o papel de despertar o discurso por restituição nas campanhas, cultos, orações, pregações, profecias etc. Em que parte do Antigo Testamento, encontramos a promessa de restituição a qual o Cristo concederia a seu povo? Ou onde no Novo Testamento é pregado, prometido, ensinado ou orado que Deus em Cristo restituiria algo ou alguém aos seus discípulos? O que acontece aqui é mais bem explicado nas palavras do Pe. Antonio Vieira (por favor, não ignorem as palavras de um padre ou qualquer um que fale conforme a Palavra de Deus) que disse “as palavras de Deus separadas da Palavra de Deus tornam-se palavras do diabo”.

Muito do que se tem pregado, cantado, ensinado e profetizado nas igrejas e ao povo de Deus são palavras do diabo, apesar de serem pronunciadas como palavras de Deus!
Como saber se as palavras de Deus que ouvimos são palavras do diabo ou não? De acordo com o capítulo quatro do evangelho de Mateus a única maneira é conhecendo a Palavra de Deus. Talvez por isso Jesus nos alertou: “Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus” [Mateus 22.29 ARA]

A EBD E A EDUCAÇÃO CRISTÃ

A Escola Bíblica Dominical é o espaço em que nós, nossos filhos, nossos conjugues, amigos, familiares, pobres ricos, homens, mulheres, idosos, adolescentes, jovens, crianças, surdos, mudos, cegos, paraplégicos e outros têm de aprenderem a Palavra de Deus e assim desenvolverem uma fé solida, fruto da reflexão bíblica.

Quando falamos em Escola Bíblica Dominical, estamos falando em educação cristã, a qual se fundamenta nas Escrituras Sagradas. Logo o conhecimento bíblico é indispensável para o exercício deste ministério.

Seus principais agentes são os pais, os pastores, professores bíblicos e todo aquele que faz uso da bíblia para ensinar “todo conselho de Deus”. Todavia cabe ao educador cristão, ou seja, a todo discípulo de Jesus, aplicar em sua vida o trinômio de Esdras :

"Esdras havia dedicado a sua vida a estudar, e a praticar a Lei do Senhor, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel." [Esdras 7.10 [NTLH]]

[Continua...]
Arapiraca - AL
Textos publicados: 23 [ver]
Site: http://www.zebruno.wordpress.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.