Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Deus intervém na história?

Deus intervém na história? Existe a palavra interversão, substantivo que compreende ao ato de interverter, alteração da ordem natural ou habitual, e a palavra Intervenção, que é também um substantivo e compreende ao ato de intervir, interferir, intervenção cirúrgica, violação da independência, substituição de cargo.

Não podemos confundir o Deus que se revela através da Natureza, e o Deus que está ou é a própria Natureza. Ref Rm 1.19-23. Exemplos: No episodio de Moises com a sarça Ref Êx 3.1-6. E o episódio da descida do Espírito em forma corpórea, como uma pomba Ref Lc 3.22. E no episódio da abertura do mar vermelho houve uma Intercorrencia isto é uma Ocorrência de Permeio e não uma violação ou mudança real de rota no curso natural da Natureza. Nesse contexto houve na verdade um Milagre que se trata de um assunto referente à ação de intercorrencia (ocorrência de permeio) sobrenatural na natureza que sobrepõe à lógica e a razão humana. É uma ingerência que contraria e ignora as leis naturais da natureza, (Ex: um machado de ferro flutuar nas águas de um rio, contrariando e ignorando a lei natural da força gravitacional, Ref II Rs 6.4-7)

O que vem a ser um Milagre? A palavra milagre vem do latim “Miraculum”, que significa aquilo que causa admiração, maravilha, espanto. No dicionário o substantivo milagre é definido como um feito ou uma ocorrência extraordinária, que não se explica pelas leis da natureza. Na ciência o Milagre pertence ao campo da parapsicologia, e ao poder paranormais da medicina alternativa.

Na Bíblia os milagres estão associados ao poder sobrenatural da Fé que é o conflito com as evidencias. “Chama as coisas que não são como se já existisse” Ref Rm 4.17. Também é apresentado como a arte da magia dos magos que tem como proponente os espíritos malignos, Ref At 13.6-12. – At 16.16-20. Bem como a Bíblia faz alusão ao Milagre como um ato ou uma obra maravilhosa e extraordinária que evoca a ação da onipotência de um Deus Todo Poderoso, isto é a realização do impossível humano com o tudo é possível de Deus, Ref Mc 10.27. Cujo objetivo é cumprir os seus propósitos, e magnificar o seu precioso Nome.

Os milagres sempre acontecem mediante os fatos contraditórios de crises existenciais, em circunstancias adversas ao senso comum, pois o exercício da fé é sobre tudo o confrontar a lógica humana; Paulo viu o milagre acontecer na prisão, mediante a sentença de morte, Daniel viu o milagre acontecer dentro de uma cova diante de leões famintos, Os Apóstolos viram o milagre ocorrer em um barco prestes a naufragar em uma tempestade no alto mar, Elias viu o milagre acontecer ao desafiar a um confronto com 850 Profetas de Baal e Asera, A mulher do fluxo de sangue só viu o milagre advir depois que rompeu uma grande multidão e tocou na orla do vestido de Jesus. A Fé opera nos momentos de vulnerabilidade humana, a Fé não é um utensílio de exibicionismo, que nos informe o apostolo Paulo e o seu “Espinho na carne” instrumento de inibição da exaltação, Ref II Co 12.7-10.

Antes que existisse o universo Deus iniciou sua obra de criação estabelecendo princípios que regem o cursor do universo, são ordens naturais em uma estrutura de funcionamento que opera em um processo físico contínuo e eterno dando sustentabilidade na sobrevivência da Biosfera, e para manter o equilíbrio do Ecossistema. Deus estabeleceu o ciclo da cadeia alimentar para manter em harmonia e o equilíbrio da fauna, da flora, enfim para conservação da atmosfera, da litosfera, hidrosferas e outros como estabelecer tempos Ref At 17.26, e estações pelo seu próprio poder, Ref At 1.7 Também estabeleceu dia e noite Ref Gn 1.14-19, Deu limites ao mar, Ref Jó 26.10 e Jó 38.8-11. São pré-requisitos básicos para o livre funcionamento da Obra da Criação. Ref Is 24.4-6 e Pv 26.2.

Outrossim o próprio Homem vem agredindo o meio ambiente, e alterando ao longo de toda a história da humanidade o curso natural da Natureza Ex; “transposição do rio são Francisco”, Desmatamento e outros. Legitimando assim a Lei da Física de Causa e Efeito, Ação e Reação, Ref Is 30.26, provocando oscilações sísmicas tais como maremoto, terremoto, degelos, surtos epidêmicos, efeito estufa. Evidenciando a Lei da Semeadura, Ref Gl 6.7,8 e Jó 4.8 e II Co 9.6. Deus também determinou o caminho da benção e da maldição, Ref Dt 11.13-32. São prescrições que jamais podem ser revogadas por fazer parte de uma cronologia histórica, necessária para a Auto-sobrevivencia do Planeta.

A história tem sido projetada, pré-determinada, e pré-destinada antes da fundação do mundo, Ref Is 46.9,10 “...Anuncio o Fim desde o Princípio...”. Pois em uma visão escatológica Deus observou e registrou a presença das Almas da grande tribulação debaixo do Altar, Ref Ap 7.9 e 13,14. Toda a estrutura histórica global preconcebida por Deus está revelada em sua Palavra, na Bíblia Sagrada, Ref Ef 1. 4-7, Ele mesmo prescreveu na história uma eterna Redenção Ref Hb 9.12 “...Havendo efetuado uma eterna redenção.” Isto implica dizer que a redenção é um fato histórico consumado de eternidade a eternidade.

A Redenção como parte do plano salvífico tem seu sentido etimológico o verbo Resgatar que inside em livrar do cativeiro de um seqüestro, assim também assume a variante para o substantivo Resgate no sentido de pagamento do título de uma Dívida ou uma Fiança que é Abonar a cédula de acusação Ref Cl 2.14 “...cravando-a na Cruz.” Desde a fundação do mundo Ref Ap 13.8 e Hb 9.26. A Redenção tem como função pedagógica a formação de um pecador remido, isto é, a Ausência de qualquer efeito ou ingerência do Mal na construção de um caráter estritamente cristão, neutralizando o velho homem e seus traumas, pela força da mortificação da natureza pecaminosa através do novo nascimento, onde ressurge uma nova criatura em novidade de vida. Nesse teor histórico inalterado da criação estão Inclusive os nossos dias e meses catalogados na histórica presciência divinal, Ref Hb 4.3. Toda sua obra de criação foi concluída e catalogada desde a fundação do mundo, e escrita para nosso entendimento Ref Hb 11.3.

Deus não pode alterar a estrutura da história pré-determinada em sua Palavra, pois um edito real não pode ser revogado nem pelo próprio Rei, Ref Dn 6.6-15 e Sl 89.34 e Is 40.8 e Mt 24.35 também Ref Rm 9.28. Deus poderia intervir na história para cumprir sua promessa de colocar Moises na terra Prometida, porem não podia contrariar sua própria determinação. Defendendo a idéia do Deus interferindo na natureza corremos o risco de mergulhar no pressuposto de que Deus é tudo e tudo é Deus, Doutrina defendida pelo Panteísmo cujo Deus Soberano manobra sua Obra da Criação por um controle remoto, mas não devemos esquecer que a eficácia de sua Soberania depende da Imutabilidade de sua Palavra. Toda história de eternidade a eternidade já está pré-determinada em sua Palavra. Ele mesmo prescreveu e Ele mesmo cumprirá. Ref Jr 1.12. “...Eu Velo sobre minha Palavra para a cumprir.” O verbo Velar tem conotação etimológica de; Passar a noite de vigília junto a um doente ou a um defunto, acompanhar as Ações de alguém por simpatia e desejo de que se saia bem, torcer em um estádio para seu time favorito ganhar, veja que em nenhum momento se fala em intervenção no contexto da história universal.

Reafirmando o exposto, temos um fato histórico prescrito na bíblica sobre Israel, de uma promessa messiânica do profeta Isaías 7. 14 “...uma virgem conceberá, e dará a luz um filho, e seu nome será Emanuel.” Que teve seu real cumprimento dentro da cronologia Bíblica, (plenitude dos tempos) Ref Gl 4.4. Também está escrito que nossa geração já foi vista ainda informe no ventre, quando no oculto ainda sendo formada, os seus olhos nos viram, e no seu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia (existia). Ref Sl 139.13-16. Todos os fatos históricos aqui arrolados compõem uma galeria de episódio para comprovar que a história faz parte de um Livro e que cada Dia é como cada Folha que se Ler e se passa como Páginas viradas, reflita Ref Ap 1.1-3.
João Pessoa - PB
Textos publicados: 35 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.