Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Cristo em nós (Parte 2)

Parte 1

Considera-se agora a definição de Barth de cristão. Neste ponto as palavras do próprio Barth são claras: "O cristão é o Cristo. O cristão é aquilo em nós que não somos nós, mas Cristo em nós". Assim, considera-se duas coisas desta afirmação, primeiramente que o cristão não é aquele que foi batizado, ou arrolado como membro de uma igreja e muito menos um pequeno grupo dos melhores, mais nobres e devotos cristãos que há lembrança; em segundo lugar, não deve-se entender o "Cristo em nós" como um fator psicológico, ou ser possuído, ou tomado por algo. Desta maneira, a qualidade do cristão ou do "Cristo em nós", não se relaciona as próprias virtudes do cristão, mas unicamente aquilo que Cristo faz em nele, por ele, através de dele e transcendendo a ale. Aquilo que nos cristãos aponta para um outro caminho, um novo caminho, diferente do caminho velho que segue a sociedade. Portanto, o cristão não apenas representa uma promessa, mas o cumprimento desta promessa, embora parcialmente, da restauração de todas as coisas.

O quarto ponto a considerar é que o cristão precisa professar. Neste ponto, Barth adverte aos cristãos não reconstruírem a cerca que separava judeus e gentios, pois Cristo não morreu somente por aqueles que já estão na igreja, mas também por muitos que ainda estão lá fora. Assim o cristão não deve se distinguir da sociedade por seu isolamento, mas o seu proposito terá sentido "em seu relacionamento com a vida real, com a vida em sociedade". Mas este problema de isolamento não se resolve ao abrir as portas e fazer o mundo adentrar a Igreja. Este problema é resolvido professando a Cristo, sua promessa, as boas novas, que Ele está no cristão, e assim, a sociedade não está desamparada por Deus. Professando o Deus que não quer e nem se deixa ser utilizado, mas deseja destruir o velho caminho e erigir um novo. Essa não é uma tarefa fácil, professar a Cristo na sociedade requer relacionar o divino com a vida das pessoas e isto não se resolve somente com boa vontade e palpite. Para professar é necessário a Palavra, a boa semente que semeador saiu a semear, sem ela não há cristão na sociedade, não há resposta, não há novo caminho e muito menos um "Cristo em nós".

O que tudo isso que dizer, em meio ao tempo de crise e perplexidade que se encontra nesta pandemia, tanto nos cristãos como na sociedade? Primeiramente, o cristão tem que ser realista e entender que o caminho percorrido pela sociedade é o da Queda e neste caminho o fim não é bom, não há esperança nele. Desta maneira, o cristão como um elemento diferente da sociedade e representante de uma promessa, aponta para uma realidade com esperança para o presente e futuro, sabendo que mesmo nas circunstâncias adversas e trágicas da vida, o "Cristo em nós" é seu único conforto e não está entregue apropria sorte. Com está identidade formada, o cristão deve ser levado a professar, proclamar e anunciar a Cristo a todos que vivem inebriados em falsas esperanças ou que não a possuem. Professar sem hesitar que Jesus Cristo é o verdadeiro consolo e escape do desespero.

Citações retiradas de: BARTH, Karl. Dádiva e louvor: ensaios teológicos de Karl Barth. Tradução de Walter O. Schulpp, Luís Marcos Sander e Walter Altmann. Editora Sinodal. São Leopoldo, 2006.
Sao Luis - MA
Textos publicados: 6 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.