Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

Chaves para usar em tempo de Crise!

As crises são cíclicas e algumas são fatais. No registro em Daniel, capítulo dois, os sábios receberam uma sentença de morte por não conseguirem resolver o problema do Rei Nabucodonosor. Se olharmos com bastante atenção, perceberemos que Daniel, um homem muito sábio, utilizará de chaves para passar por aquela crise, pois ao contrário todos morreriam conforme o edito do rei.

O texto (Daniel 2.1:49) nos apresentará algumas chaves utilizadas por ele, são elas:
  • Chave da COMUNICAÇÃO.
  • Chave do TEMPO.
  • Chave do AMBIENTE FAMILIAR.
  • Chave da SOLUÇÃO DE PROBLEMA.
  • Chave da GRATIDÃO.
Todas são de grande importância, porém quero abordar sobre a chave da gratidão. O texto vai nos apresentar uma crise enfrentada por todos os sábios. Estes foram condenados à morte por não saberem resolver o problema apresentado pelo rei.

Perceba que no desfecho desta crise, Daniel, agora como governador de todos os sábios, pede ao rei que colocasse seus três amigos em cargos estratégicos. A sabedoria de Daniel é autenticada pela sua atitude quando aplica o princípio, ou a chave da gratidão, da recompensa.

Se você alcançou uma função importante, seja ela familiar, corporativa, acadêmica, ou mesmo ministerial, basta olhar para seu passado e perceberá que uma , ou algumas pessoas tiveram uma contribuição importante para o seu sucesso. Daniel em tempo de crise pediu ajuda aos três amigos que foram um apoio extremamente importante naquele momento crucial.

Quero também usar como mais um exemplo, dos diversos que a bíblia apresenta, a atitude de Davi quando aplica a chave da gratidão em relação ao herdeiro do seu amigo, já morto, Jônatas.

Em I Samuel , capitulo 23, verso 16, Jônatas foi extremamente importante quando ajudou Davi em encontrar forças em Deus. Você já pensou na relevância da presença, da amizade, do encorajamento e proteção que Jônatas proporcionou para Davi?
E nós? Será que em alguma estação da nossa vida, no momento de crise tivemos um Jônatas?

Quem foram nossos Jônatas, as Rutes, as Mirians , que apareceu em nossa vida numa estação crítica e tiveram uma contribuição significativa para nossa sobrevivência ou continuidade do nosso projeto?

Infelizmente, por natureza, somos inclinados em aplicar a ingratidão quando a sensação que chegamos onde chegamos foi por obra do acaso, ou atribuímos somente a nossa própria força e expertise.

Ou podemos ser tão "espirituais" e dizer que só Deus que fez isto, anularmos por completo as pessoas que o próprio Deus colocou em nossa história para nos dar o suporte necessário naquela estação problemática da nossa vida.

Minha oração é que eu e você tenhamos condição de resgatar a chave da gratidão o mais breve possível, e olhar para as estações passadas e honrar, agradecer, ter uma atitude honra sobre quem te ajudou no tempo difícil.

A ingratidão em relação as pessoas que nos ajudaram no tempo de crise, gerará em nós um comportamento repetitivo onde também seremos ingratos em relação a Deus.
Portanto, recupere, aplique e mantenha esta tão importante chave, chave da gratidão, e que possamos aplica-la no nosso viver diário.

• Enoque Caló
Consultor e conselheiro financeiro.
Finanças em Equilíbrio.
Guarulhos - SP
Textos publicados: 60 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.