Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A Linha

Há um roteiro que começa no Eden e termina em Apocalipse. Não é uma ideia vaga ou romance idílico abstrato; é um princípio, uma consumação. A Bíblia pode ser um livro obtuso para alguns, mas seus mistérios já estão esclarecidos.

Coube ao apóstolo João os temas mais laboriosos. Embora algumas publicações protestantes estejam sob a chancela do enclave de Roma, aceitas displicentemente, nosso Senhor proveu veredas aplainadas que conduzem à verdade.

Há pessoas que evitam as árvores do segundo capitulo de Gênesis. Muitos crentes ignoram completamente o versículo 17. Não bastasse esse pormenor, quando tocam a questão o fazem sem considerar o Evangelho de João e Apocalipse.

No primeiro capítulo do evangelho já temos Jesus como a Árvore da Vida. A criação no versículo 3 deixa claro que o versículo seguinte é uma opção para Adão buscar. Encaixe com o primeiro versículo do capítulo 15.

E como seria essa busca de Adão? O nutrir; o primeiro Adão teria que se alimentar, ser constituído. "O" alma vivente preferiu se alimentar de morte. Assim como hoje, buscar conhecer e viver pelo bem e o mal tem amortecido a muitos.

A própria busca pelo conhecimento da Lei de Moisés apagou o espírito dos crentes, pois tornou-se letra que mata (2Co 3:6, 1Ts 5:19). A religião preconiza a boa moral, o bom caráter, tudo centrado na bondade da alma humana.

Jó se arrependeu no pó e na cinza (42:6), pois percebeu que confiou na sua integridade e justiça próprias baseadas no conhecimento do bem e do mal. Não tem sido a experiência religiosa da cristandade?

Ocorre que Jó não desfrutou do novo nascimento. Por isso demorou tanto perceber que não bastava fazer coisas boas e éticas. Após o calvário, todo crente é indesculpável por não se alimentar do Espírito que dá Vida (1Co 15:45, Jo 1:4).

O apóstolo menciona a Árvore da Vida no capítulo 22 de Apocalipse. O próprio Senhor repassa a ele em 2:7 que ao vencedor dará a comer da Arvore da Vida. Voltem para João e verão Jesus como Pão, Água, Videira (árvore)...

Se para muitos o dom em João 3:16 é o prolongamento da vida humana, não é de admirar que em João 1:4, Rm 5:10 e em vários outros trechos a palavra Vida continuará sendo um grande mistério ou abstração para os cristãos.

A linha da Vida começa com Abel, prossegue com Sete, Enos, Enoque, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Moisés, Davi, os profetas; e no Novo Testamento, através de muitos, e todos eles por Deus, em Cristo, através do Espírito

As duas árvores são dois princípios e duas consumações. Uma se completa com o Rio da Vida (Ap 22:1,2); a outra com o lago de fogo. Cabe a quem quer vencer alimentar-se do Espírito que dá vida (Jo 6:51-63; Rm 8:16) em seu espírito.
Goiânia - GO
Textos publicados: 133 [ver]

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.