Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A espiritualidade cristã e a arte de ouvir

Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.(Hebreus 1.1)

O autor de Hebreus inicia seu tratado fazendo uma declaração histórica: Deus fala! Isso mesmo o Deus de Abraão, que é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo falou no passado e nos fala ainda hoje.

No passado Ele falou pelos profetas, por sonhos, por visões, por anjos, por animais e por situações, todavia dentre estes diversos meios, a comunicação através dos profetas tem um papel especial, visto que não eram apenas comunicadores da revelação divina, mas mediadores entre Deus e os homens.

Segundo o rabino Heschel os profetas não recebiam as palavras de Deus, mas o pathos divino. O pathos é uma palavra grega que significa sofrimento, sentimento, emoção, doença, paixão etc. Assim, Deus derramava ou compartilhava seu pathos ao profeta e este traduzia em palavras esta carga de emoção.
O profeta não era um comunicar frio e alheio a seus ouvintes, mas ao abrir a boca ou agir de forma profética, ele o fazia com pathos, conforme o comentário do Pe. Xavier acerca da teologia do pathos:

O que está por trás destas palavras é que a revelação divina que o profeta bíblico comunica ao povo eleito, sustenta Heschel, nasce do pathos divino por Israel. As palavras proféticas exprimem, de modo multiforme, este sentimento de Deus. E neste sentimento se colhem ora a ira e a desilusão de Deus, ora o amor e a benevolência. A experiência do profeta é como se ele experimentasse os sentimentos de Deus, com o pathos de Deus, que é o que move, no fundo, a profecia.

O Deus que fala, fala com emoção, com paixão, com sentimento e não apenas fala, mas ao agir, age da mesma maneira, afinal encontramos diversas referências que diz: Jesus “movido de íntima compaixão” fez isso e aquilo. O que nos leva a crer que o Deus revelado em Jesus é um Deus passional.

Hoje Deus fala através do seu Filho, sim o Filho é posto aqui como um substituto superior aos profetas tanto na mediação quanto na revelação, pois enquanto os profetas recebiam o pathos divino, o Filho é descrito como “o resplendor da sua glória [de Deus], e a expressa imagem da sua pessoa,” ou nas palavras de Paulo, Jesus é a “imagem [visível] do Deus invisível” e “nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”.

Mateus nos conta que Jesus subiu um monte acompanhado de Pedro, Tiago e João e lá:

Jesus foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Então, disse Pedro a Jesus: Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés, outra para Elias."

Pedro ao propor fazer uma tenda para cada um estava de certa forma pondo-os no mesmo patamar, todavia Jesus não estava ali como mais um, por isso:

"Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi."

Deus deixa claro para Pedro e seus companheiros que não era a Moisés ou a Elias que deviam ouvir, não era nem a Lei nem os profetas que deviam ouvir, mas a partir daquele momento Deus estava falando pelo Filho, pois o Filho é a exata expressão de Deus.

Quando as igrejas da Ásia Menor receberam suas cartas todas elas foram exortadas nas suas particularidades, porém há uma exortação comum a todas: “Quem tem ouvido ouça o que o Espírito diz as Igrejas.”

A espiritualidade cristã está atrelada ao ato de ouvir Deus e em respondê-Lo com obediência.

A profissão de fé judaica inicia com “Ouve Israel”. A resposta a este ouvir é a obediência a Deus. Tanto no hebraico quanto no grego e há quem diga que no português também a palavra obediência esta ligada etimologicamente ao verbo ouvir.

Deus não apenas fala, mas quer ser ouvido! Um relacionamento com Deus inicia a partir do momento que respondemos aquilo que Ele fala. É importante falarmos com Deus, é importante orarmos a Deus, mas também é importante ouvirmos Sua voz.

Em tempos como o nosso de superficialidade bíblica, em que vemos uma geração de oba-oba, sem "sustância espiritual", distraída com o bens e serviços o mercado gospel que está pouco preocupado com "a verdade do evangelho", mas apenas com aquilo que venda precisamos reaver antiga arte de ouvir, mas a de ouvir Deus.

Sei que há muito barulho em nossos dias, sei que há muitas vozes por aí, sei que nosso ego procura aquelas que falam aquilo que o agrada, mas se queremos estar prontos para as adversidades da vida, para as aflições do mundo, para as crises de fé, para as frustrações ou decepções, e para qualquer evento ou situação cujo fim seja nossa destruição, precisamos ouvir o Filho amado:

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente..."

Naquele cuja palavra fez-se carne e habitou entre nós.
Arapiraca - AL
Textos publicados: 23 [ver]
Site: http://www.zebruno.wordpress.com

Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.