Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Palavra do leitor

A dinâmica da Reforma

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente." (Rm 12:2)

Estive pensado a respeito da Reforma Protestante e gostaria de considerar alguns pontos relevantes.

Não foram as doutrinas do Cristianismo que mudaram, mas sim a Igreja para reafirmar os princípios do Evangelho e, portanto, esse movimento não deve ser encarado apenas como uma ruptura, mas sim como o ecoar de uma voz profética que foi percebida na Igreja primitiva.

A Reforma não se deu no campo da fé, mas na esfera institucional da Igreja, a qual deve sempre se autoexaminar com relação às Escrituras e nada mais do que isso.

Um outro aspecto importante é que a Igreja não foi agente da Reforma, mas sim o Espírito Santo de Deus, que sempre está sensível às atrocidades espirituais e sociais que assolam a sociedade. Nesse sentido, acredito sinceramente que há algo de muito errado com uma Igreja, quando o sofrimento do povo não é suficiente para arrancar dela uma voz de oposição a um estado que oprime.

Mas o fato é que muitas Igrejas históricas têm entrado em declínio e degeneração, por isso, essa reflexão se faz necessária em tempos de relativismos de toda natureza, inclusive teológica, porque essa voz profética de inconformidade e resistência deve existir em nós.

A compreensão dessa dinâmica da Reforma é imprescindível, para que a Igreja seja capaz de enfrentar os novos desafios que a cada geração se erguem contra ela.

Que O Espírito Santo mantenha a verdade imutável das Escrituras como uma brasa viva em nossos corações, pois somente assim saberemos honrar o legado que recebemos.
Santo André - SP
Textos publicados: 18 [ver]
Os artigos e comentários publicados na seção Palavra do Leitor são de única e exclusiva responsabilidade
dos seus autores e não representam a opinião da Editora ULTIMATO.

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.