Apoie com um cafezinho
Olá visitante!
Cadastre-se

Esqueci minha senha

  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.
Seja bem-vindo Visitante!
  • sacola de compras

    sacola de compras

    Sua sacola de compras está vazia.

Notícias

Um Brasil cada vez mais velho. E a igreja com isso?

Diálogos de Esperança vai conversar sobre os desafios e as potencialidades da população com 60 anos ou mais

Por Lissânder Dias

Igrejas cada vez mais esteticamente jovens (em seus cenários, liturgias, linguagens e objetivos) contrastam com o desafio de incluir a população com 60 anos ou mais. Não poucas vezes, a incompreensão e o esquecimento fazem parte dessa faixa etária que necessita ser pastorada e desafiada a continuar cumprindo a missão de Deus no mundo. Os velhos ainda sonham (Jl 2.28; At 2.17) e o legado vivo de gerações antigas é essencial para a construção de uma nova geração edificada pelo passado, consciente do presente e impulsionada para o futuro.

“A Igreja diante de um Brasil mais velho”. Esse é o tema da próxima live do Diálogos de Esperança, que será realizada na próxima terça-feira, dia 15 de agosto, das 19h às 20h. A conversa vai explorar questões como: a igreja como uma expressão intergeracional, os desafios pastorais quanto às pessoas idosas, a linguagem e a comunicação inclusiva, as oportunidades vocacionais aos idosos, entre outros.

Os entrevistados serão Adriana Sadilba, especialista em Ciências do envelhecimento, e Robert Koo, engenheiro, pastor e um dos líderes do Movimento Cristão 60+. Claudia Moreira e Valdir Steuernagel serão os âncoras da conversa.

Cenário
Os mais recentes dados do IBGE registraram o aumento na população brasileira com 60 anos de idade ou mais: de 11,3% em 2012 para 15,1% em 2022. O Sudeste tem o maior percentual de idosos, com 17% da população total. O Sul acompanha de perto, com 16,5%. A região com menos idosos é o Norte, com apenas 10,2%. Centro-Oeste tem 12,1%. Nordeste, 14%.

A live será transmitida, simultaneamente, nos canais da Editora Ultimato (Youtube e Facebook).
*
Serviço:
Diálogos de Esperança n° 82.

Tema: “A Igreja diante de um Brasil mais velho”
Quando: 15 de agosto de 2023.
Horário: 19h (horário de Brasília).
Canais: Youtube e Facebook da Editora Ultimato.
Entrevistados: Adriana Saldiba e Robert Koo.
Realizadores: Aliança Evangélica Brasileira, Tearfund, Ultimato e Visão Mundial.

*
Sobre os entrevistados:
Adriana Saldiba é casada com o pastor André Saldiba e mãe da Luiza, do David e da Isabela. Nutricionista, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente, coordenadora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e do Instituto Ânima Sociesc de Pesquisa, Inovação e Cultura.

Robert Liang Koo, 77 anos, casado com Elizabeth há 48 anos. Tem três filhos e nove netos. Engenheiro formado pelo ITA, Ph.D em elétrica e computação. Foi professor do ITA e Unicamp e depois empresário por mais de 30 anos. Foi pastor da Igreja Evangélica dos Cristão de São Paulo por quase 40 anos. Hoje aposentado, atua no Movimento Cristão 60+.

*
Playlist do Diálogos de Esperança
Assista a todas as lives já realizadas aqui.

Saiba mais:
>> É Preciso Saber Envelhecer, Paul Tournier
>> Fui Moço, Agora Sou Velho... E Daí?, Kléos Magalhães Lenz César
>> Curso para líderes de ministérios com os mais velhos
>> Movimento cristão 60+ promove o II Encontro nos dias 15 a 17 de agosto

QUE BOM QUE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI.

Ultimato quer falar com você.

A cada dia, mais de dez mil usuários navegam pelo Portal Ultimato. Leem e compartilham gratuitamente dezenas de blogs e hotsites, além do acervo digital da revista Ultimato, centenas de estudos bíblicos, devocionais diárias de autores como John Stott, Eugene Peterson, C. S. Lewis, entre outros, além de artigos, notícias e serviços que são atualizados diariamente nas diferentes plataformas e redes sociais.

PARA CONTINUAR, precisamos do seu apoio. Compartilhe conosco um cafezinho.


Leia mais em Notícias

Opinião do leitor

Para comentar é necessário estar logado no site. Clique aqui para fazer o login ou o seu cadastro.
Ainda não há comentários sobre este texto. Seja o primeiro a comentar!
Escreva um artigo em resposta

Ainda não há artigos publicados na seção "Palavra do leitor" em resposta a este texto.